Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Palhaçada

Senado aprova foro privilegiado para políticos

Redação - Folha de Londrina
18 dez 2002 às 10:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O plenário do Senado aprovou ontem, em regime de urgência, o projeto de lei que altera o Código de Processo Penal e estabelece o foro privilegiado para ex-ocupantes de cargos de função pública, como ex-presidentes da República, ex-ministros, ex-governadores, ex-secretários de Estado, ex-prefeitos e ex-senadores.

A proposta, que agora será submetida à sanção presidencial, prevê que esses ex-agentes políticos terão direito a responder ações por ato de improbidade administrativa somente nos tribunais de Justiça (TJs), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), a exemplo do que acontece hoje com autoridades no exercício da função ou mandato nas denúncias criminais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a procuradora-Geral de Justiça do Estado do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, o projeto de lei aprovado é inconstitucional. ''Somente a Constituição pode estabelecer o rol de competência dos tribunais. A alteração do Código de Processo Penal não poderia ser através de um projeto de lei, somente através de emenda constitucional'', disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Conforme a promotora de Defesa do Patrimônio Público, Solange Vicentin, se sancionado o projeto, as mais de 30 ações ajuizadas em Londrina, denunciando o desvio de dinheiro dos cofres municipais na gestão do ex-prefeito Antonio Belinti (sem partido), seriam encaminhadas para a o Tribunal de Justiça do Paraná e STF. ''Todas as ações serão afetadas. O prejuízo será incalculável se as investigações ficarem restritas aos procuradores''.

Leia esta e outras notícias na Folha de Londrina desta quarta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo