Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Disputa por terras

Senador reforça alerta sobre eventual conflito no PR

Agência Senado
17 nov 2009 às 21:01

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez um alerta em Plenário nesta terça-feira (17) sobre a situação de conflito entre proprietários rurais e índios da etnia Xetá no município de Umuarama. De acordo com o parlamentar, a Fundação Nacional do Índio (Funai) pretende desapropriar as terras e entregá-las aos índios sem indenizar os donos legítimos que a adquiriram do estado durante colonização no início do século 20.

"Quero uma reunião com a Funai e reunião com o presidente Lula, pois essa é uma questão de segurança nacional. Vai haver conflito na região de Umuarama. Se não resolver, vou ao presidente da República. A Funai não está vendo a gravidade do conflito que pode ocorrer na região", criticou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Osmar Dias defendeu o direito dos cerca de mil proprietários rurais que vivem na região e que constituíram suas famílias que já estão na terceira geração: "essas pessoas estão desanimadas, sem dormir à noite, preocupadas com as futuras gerações".

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


A situação teria se originado, avalia o senador, a partir de uma tese de mestrado da antropóloga Cássia Regina Soares Cardoso, segundo a qual supostamente a etnia Xetá teria vivido na região.

Publicidade


Seria com base nessa informação que a Funai defende que a posse da terra caiba aos indígenas remanescentes. O senador enfatizou que restam apenas sete índios dessa etnia e disse não haver comprovação de que eles tenham habitado o noroeste do Paraná.


Para embasar seu argumento, Osmar Dias leu carta do bispo daquela diocese, dom Vicente Costa, em que o religioso manifesta preocupação com a possibilidade de conflito. Na carta, relata o parlamentar, o bispo enfatiza que, mesmo a Igreja tendo por hábito a defesa dos índios, disse ser contrário à injustiça.

Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), em aparte ao colega, criticou o desconhecimento da realidade de órgãos oficiais como a Funai, que acabam por transformar terra produtiva, trabalhada por famílias durante longos períodos, em "terra de ninguém".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo