Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto polêmico

Sessão na Câmara de Londrina para votar Código de Posturas ultrapassa 11 horas

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
19 dez 2024 às 06:30

Compartilhar notícia

- Douglas Kuspiosz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em mais uma sessão extraordinária que ultrapassou 11 horas de duração, a CML (Câmara Municipal de Londrina) teve suas galerias lotadas por carroceiros, moradores do entorno da rua Paranaguá e representantes dos bares da cidade. O Código de Posturas (PL 235/2023) foi discutido em segundo turno nesta quarta-feira (18), mas até o fechamento desta edição não havia sido deliberado pelo plenário.


O projeto tem como pontos mais polêmicos o funcionamento de bares com entretenimento e a proibição da utilização e a permanência de animais de médio e grande portes no perímetro urbano. O entendimento de representantes dos carroceiros é que, na prática, a medida acaba extinguindo a tração animal. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No total, foram apresentadas 24 emendas ao Código de Posturas, sendo que seis já haviam sido aprovadas durante a primeira discussão. A análise das propostas de alteração, que foram chegando a conta-gotas no Legislativo, atrasou a análise das mudanças, que dependiam de pareceres da Comissão de Justiça - mesmo no caso de parecer contrário, os textos são votados, já que o PL 235/2023 tramita em urgência. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Existem pendências

Valor final da reforma da Câmara de Londrina deve ficar em R$ 16,5 milhões

Imagem de destaque
Litoral do Amapá

Lula defende que Ibama autorize explorar petróleo na Foz do Amazonas

Imagem de destaque
Sem justificativa formal

Câmara Federal aprova proposta que proíbe escolas de recusar matrículas

Imagem de destaque
Entenda

Marçal descarta ser vice de Gusttavo Lima: 'Sou cabeça de chapa'


Sobre o tema dos animais, foram propostas três emendas: uma do Executivo, que retira os artigos que determinam as restrições; uma dos vereadores Chavão (Republicanos) e Lenir de Assis (PT), que permitem na área urbana animais de médio e grande portes utilizados para estudos acadêmicos, de pesquisa e para tratamentos terapêuticos, assim como cavalgadas, além de estabelecerem seis meses para a regularização do tema pelo Executivo. 

Publicidade


Já uma emenda do líder do governo, vereador Eduardo Tominaga (PP), exclui da proibição “exposições, leilões, prática de esportes, e eventos ou similares, a serem regulamentados por ato normativo”.


O presidente da Associação dos Carroceiros de Londrina, Giuliano Custódio de Oliveira, questionou a demora para votar o projeto de lei. Os trabalhadores chegaram por volta das 9h na sede provisória do Legislativo, no Jardim Piza. 

Publicidade


“Estamos aqui com família, com crianças, e eu acho que eles querem dar ‘canseira’ na gente, achando que vamos desistir do nosso objetivo, que é defender a nossa classe”, disse Oliveira em entrevista por volta das 20h. 


Publicidade

BARES E RESTAURANTES


Como já havia adiantado à FOLHA, o vereador Matheus Thum (PP) apresentou emenda para retirar a proibição de novos bares na rua Paranaguá e criar a modalidade de “entretenimento limitado”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Sessão para votar Código de Posturas ultrapassa 11 horas
Até o fechamento desta edição, o PL ligado ao Plano Diretor, que tem propostas polêmicas, não havia sido deliberado pelos vereadores
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo