Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sotto Maior é cotado para a Segurança Pública

Rodrigo Sais - Folha de Londrina
10 mai 2003 às 16:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Roberto Requião (PMDB) deve anunciar até o fim da próxima semana o nome do novo secretário estadual da Segurança Pública.

Antes de viajar para a Argentina, na quinta-feira, Requião anunciou o interesse em deixar de acumular a função de secretário o quanto antes, agora que o novo Estatuto da Polícia Civil já foi aprovado pela Assembléia Legislativa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O peemedebista não deu sinais de quem deve ser o novo titular da pasta. Em uma reunião com representantes de empresas de Comunicação, Requião afirmou que pretende escolher um nome entre os promotores e procuradores do Ministério Público (MP) estadual que estivessem em atividade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


Nas conversas de bastidores, o nome mais contado para ser convidado a assumir a pasta é o procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que já foi procurador-geral de Justiça entre 1994 e 1997.

Publicidade


Entretanto, Requião ainda estaria sondando a aceitação de outros nomes junto às entidades que congregam juristas, como a Associação dos Magistrados do Paraná e o próprio MP.


Segundo o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Cid Vasques, a entidade prefere manter-se neutra na escolha do governador.

Publicidade


''É uma escolha política, que não cabe a interferência do MP. Mas sem dúvida é importante esse prestigiamento da atividade do MP'', comentou Vasques.


O presidente da APMP acredita que a escolha de um membro do MP para a secretaria da Segurança pode contribuir com a proposta de Requião de afastar policiais civis e militares envolvidos em irregularidades.

''É função constitucional do MP realizar o controle externo das polícias, e sem dúvida esse será um trabalho importante. Mas também deve ser escolhido um nome que tenha um plano de ação efetivo para a união dos esforços das duas polícias e o combate ao crime'', ressaltou Vasques.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo