O desembargador Oto Luiz Sponholz será o novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. Ele foi eleito nesta sexta-feira com 31 votos, contra 11 atribuídos ao outro candidato, o desembargador Gil Trotta Telles, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além de Sponholz, foram eleitos também o desembargador José Antônio Vidal Coelho, como vice-presidente e o desembargador Roberto Pacheco Rocha como corregedor da Justiça.
Rocha foi eleito em segundo escrutínio com 22 votos, contra 20 de Clotário de Macedo Portugal Neto. No primeiro, quando nenhum dos concorrentes obteve maioria absoluta, a votação foi a seguinte: Clotário Portugal Neto, 19; Pacheco Rocha, 12; e Accácio Cambi, 7 votos.
A eleição foi presidida pelo desembargador Vicente Troiano Netto, atual presidente do TJ. Participaram do processo 42 desembargadores. A nova cúpula vai dirigir o Judiciário estadual por um período de dois anos. A posse dos eleitos acontecerá no dia 3 de fevereiro.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Também nesta sexta-feira foram eleitos os oito desembargadores que irão integrar o Conselho da Magistratura. De acordo com o Regimento Interno do TJ, o órgão terá como componentes os desembargadores Oto Luiz Sponholz, José Antônio Vidal Coelho e Roberto Pacheco Rocha (membros da nova cúpula); Munir Karam e Waldomiro Namur (membros mais modernos do TJ); e Regina Helena Afonso de Oliveira, Luiz Gonzaga Milani de Moura e Jonny de Jesus Campos Marques, que foram escolhidos pelo Tribunal Pleno. O mandato é de dois anos. O Conselho da Magistratura tem função disciplinar, cabendo-lhe, ainda, discutir a proposta do Orçamento do Judiciário e controlar sua execução.