Foram sorteadas na manhã de hoje (30), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), três urnas eletrônicas que serão usadas para votação paralela no segundo turno das eleições. O sistema será adotado em Curitiba, Londrina e Xambrê.
Segundo a juíza Elizabeth de Fátima Nogueira, presidente da Comissão de Votação Paralela, o processo demonstra aos eleitores a confiabilidade e segurança do sistema de funcionamento das urnas eletrônicas. "Demonstramos que o voto dado pelo eleitor é de fato o que fica registrado nas urnas."
Acadêmicos de direito da Universidade Católica do Paraná , votarão de forma voluntária e aleatoriamente em cédulas identificadas como sendo do sistema paralelo, que serão depositadas em urnas de lona que permanecerão sob a guarda da Polícia Federal. "Todo o trabalho é filmado e fiscalizado por auditores do Tribunal Superior Eleitoral até o final das apurações", disse a juíza.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Os cartórios eleitorais substituem ainda hoje as urnas, que ficarão na sede do TRE-PR para possibilitar que os eleitores dessas três seções possam votar normalmente.