Os 35 desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná elegeram, nesta sexta-feira à tarde, Vicente Troiano Neto como novo presidente do TJ, para os próximos dois anos. Troiano - que substitui Sydney Zappa no cargo - declarou que sua principal preocupação é com a celeridade processual. "Maior rapidez é indispensável para atender à demanda", disse.
Segundo o desembargador, a reforma do Judiciário, que tramita no Congresso, apesar de bem intencionada, não contempla dois pontos cruciais: o aumento do número de juízes e as alterações dos atuais códigos de processo, para tornar mais rápida a ação da Justiça. Troiano disputou o cargo com Darcy Nasser de Mello e Oto Sponholz.
Foram necessários dois escrutínios, em votação secreta, para a escolha do presidente. Para ser declarado vencedor, o candidato precisa fazer a maioria absoluta dos votos, o que não ocorreu na primeira votação. A segunda elegeu Troiano, que somou vinte votos.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Os desembargadores optaram pela renovação na vice-presidência. O vice eleito, com 16 votos contra 12, foi Altair Ferdinando Patitucci, que derrotou o atual ocupante do cargo, Accácio Cambi.
As eleições de ontem também apontaram o novo corregedor de Justiça, Tadeu Marino Loyola Costa. Ele somou vinte votos, contra os dez obtidos por Clotário de Macedo Portugal e cinco por Antônio Gomes da Silva. A Corregedoria é responsável pela inspeção de juízes e auxiliares de Justiça.
Vicente Troiano Neto é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Em 62, foi admitido, através de concurso, como juiz substituto, tendo assumido as comarcas de Jacarezinho, Londrina e Apucarana. Atuou como juiz de direito em Marilândia do Sul, Laranjeiras do Sul, Paranacity, Bela Vista do Paraíso, entre outras comarcas. Em 1985 foi nomeado para o cargo de juiz do Tribunal de Alçada. Em abril de 88 passou para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.