Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Menos 3 em Londrina

TSE fixa número de vereadores em todo o país

Redação Folha de Londrina
03 abr 2004 às 13:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá editar uma resolução determinando que todas as Câmaras Municipais do país se adequem aos critérios de proporcionalidade entre habitantes e vereadores, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os ministros do TSE reunidos ontem decidiram estender a tabela do STF, que adequa as Câmaras ao inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal, divulgada no recurso extraordinário do município paulista de Mira Estrela.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a nova resolução, as Câmaras deverão fixar o número de parlamentares conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2003. As alterações devem ser colocadas em vigor ainda para as eleições deste ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Água no chope do pobre

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Processo arquivado

Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC


O TSE determinou ainda que as adequações da legislação de cada município à resolução sejam feitas até o dia primeiro de junho, ou a composição das Câmaras será determinada pelo próprio tribunal.

Publicidade


Londrina, por exemplo, que de acordo com a estimativa do IBGE de 2003, tem 467.334 habitantes, teria direito a 18 vereadores três cadeiras a menos da atual composição do Legislativo.


No entendimento do procurador jurídico da Câmara de Londrina, João dos Santos Gomes Filho, a cidade deverá antes de atender a determinação do TSE, estabelecer o número correto de habitantes.

Publicidade


Os vereadores defendem que Londrina tem cerca de 550 mil moradores. ''Não sabemos ao certo quantos habitantes temos em Londrina. Procuraremos um número que se adeque à realidade da cidade. A Câmara de Londrina não se curva àquilo que não concorda. Não vamos aceitar este dado (IBGE). Não posso passar a fixação (do número de vereadores) em um cálculo que reputo errado'', afirmou, se referindo a um processo legislativo que pretende chamar as universidades da cidade para uma recontagem da população londrinense.


''Se preciso for, bateremos às portas do Judiciário para que se garanta o número correto de vereadores'', complementou. Um estudo, apresentado pela Secretaria Municipal de Planejamento, em outubro do ano passado, apontou uma estimativa de que em 2007 Londrina teria 492.862 habitantes.

>> Leia matéria completa na Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo