O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) é o novo presidente da Comissão de Saúde Pública da AL (Assembleia Legislativa) do Paraná e tem como meta ampliar a interlocução com Secretaria de Saúde do Estado, instituições da área e representantes dos usuários.
“É uma das principais comissões permanentes do Legislativo, trata de temas com impacto direto na vida das pessoas”, comenta o parlamentar, que é da base de apoio de Ratinho Jr. (PSD) na AL.
Entre as atribuições estão analisar o mérito de projetos de lei, propor sugestões para otimizar o atendimento à população, realizar audiências públicas, fazer a tomada de contas sobre recursos públicos destinados ao setor e acompanhar políticas de saúde pública.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Tercilio Turini é médico, foi professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina e diretor do Hospital Universitário. “É uma prioridade na atividade parlamentar porque sei que nos municípios, nos estados e no país o maior desafio dos governantes sempre foi garantir assistência à população”, ressalta.
Turini diz que é preciso evoluir mais para dar conta da demanda reprimida em consultas especializadas, cirurgias e outros tratamentos, além da valorização dos profissionais e prestadores de serviços com a revisão da tabela de pagamento de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Está muito defasada, há mais de 15 anos não é reajustada. Muitos médicos já não se interessam em atender pelo SUS”, atesta.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: