Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reforma da previdência

'Vamos votar os destaques nesta quinta e o 2º turno na sexta', acredita Maia

Agência Estado
11 jul 2019 às 14:25
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira, 11, que pretende votar os destaques ao texto principal da reforma da Previdência ainda hoje e que o segundo turno da votação deverá acontecer na sexta-feira (12).


"Sou otimista, vamos encerrar esse assunto nesta semana", afirmou. O deputado afirmou também não temer a falta de quórum para votar os destaques nesta quinta. Nas emendas supressivas são necessários 308 votos para manter o texto conforme aprovado na véspera. "Teremos 500 deputados na Casa, podem ficar tranquilos", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da Câmara confirmou que esteve reunido pela manhã com líderes partidários para, de acordo com ele, "conhecer melhor o mérito de cada destaque". "Terminamos de organizar para chegarmos ao resultado esperado pelo Plenário", disse. Para Maia, dificilmente o texto será desidratado. "Para mim, todos que votaram a favor da reforma tendem a defender o texto. Pode ter mudança em um ou outro ponto, mas não acredito que os deputados irão desidratar o texto aprovado", avaliou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Lotação e demora

Após reclamações de usuários, vereadores de Londrina vistoriam Pronto Atendimento Infantil

Imagem de destaque
Operação Nexux

MPDF denuncia Jair Renan Bolsonaro por lavagem de dinheiro

Imagem de destaque
Urb Music Tour

Criolo e Planet Hemp sofrem ameaça de prefeito por causa de drogas e mudam show

Imagem de destaque
Votação simbólica

Câmara aprova projeto que acaba com saidinha temporária


Ainda assim, Maia admitiu que o destaque que suaviza a regra de transição para professoras é "um tema muito difícil". Ponderou, no entanto, que outra emenda aglutinativa destacada para votação nesta quinta recuperaria a perda de potência fiscal que pode ocorrer caso o destaque da categoria passe.

Questionado sobre se a reforma era do Congresso ou do Executivo, Maia minimizou a disputa. "O corpo principal da reforma veio do governo, mas o Congresso fez suas melhorias". Ele considerou que a reforma continua mais dura do que a proposta pelo ex-presidente Michel Temer, sobretudo na regra de transição dos servidores, embora as regras aprovadas na quinta-feira sejam mais brandas do que a proposta original do ministro da Economia, Paulo Guedes. "A transição construída no Congresso ainda é muito dura. Pesquisas mostram que servidores continuam insatisfeitos com essas regras", afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade