Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Judiciário

Vasconcelos é eleito presidente do TJ

Mariana Franco Ramos - Folha de Londrina
03 nov 2014 às 15:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos foi eleito nesta segunda-feira (3) presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná para o biênio 2015-2016. Ele obteve 68 votos, contra 45 de Jorge Wagih Massad, com quem disputou o segundo turno. No primeiro escrutínio, ambos superaram Luiz Carlos Gabardo (49, 34 e 30 votos, respectivamente). O colégio eleitoral é formado pelos 120 desembargadores do TJ, sendo que 113 estavam presentes à votação. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Edson Vidal, acompanhou a apuração.
Também foram escolhidos hoje os novos ocupantes dos cargos de primeiro vice-presidente, Renato Braga Bettega, segundo vice-presidente, Fernando Wolff Bodziak, corregedor-geral de Justiça, Eugênio Achille Grandinetti, e corregedor, Robson Marques Cury. Já os membros do Conselho da Magistratura, eleitos por aclamação, serão Fábio Haick Dalla Vecchia, Abraham Lincoln Merheb Calixto, Maria Aparecida Blanco de Lima e Mario Helton Jorge. A posse da nova cúpula do Tribunal será no dia 2 de fevereiro de 2015.
Atual vice-presidente, Vasconcelos irá substituir Guilherme Luiz Gomes, eleito em outubro de 2013, após a renúncia de Clayton Camargo, que se envolveu em uma série de polêmicas. A mais grave delas, investigada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diz respeito à existência de suposto tráfico de influência na escolha de seu filho, o ex-deputado Fabio Camargo, como conselheiro do Tribunal de Contas (TC) do Estado, em processo conduzido pela Assembleia Legislativa (AL). Hoje, o novo chefe do Poder Judiciário não quis comentar "problemas passados", preferindo se ater aos desafios da próxima administração. "Essas questões eu acho que a população já superou e nós aqui dentro do Tribunal também. Estamos com uma vida nova agora, um momento novo, onde vamos procurar, de uma forma transparente, trabalhar em prol da população", afirmou, em rápida coletiva com a imprensa.
Paulo Roberto Vasconcelos é natural de Santo Thomaz de Aquino, em Minas Gerais, e tem 66 anos. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1973, e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Paraná, em 1975.
Antes de ingressar na Magistratura, Vasconcelos foi técnico em administração da Secretaria de Estado de Administração e exerceu advocacia durante três anos. Foi juiz titular de 1986 a 1989, na comarca de entrância inicial de Tomazina, passando para a comarca de entrância intermediária de Foz do Iguaçu em 1989 e, em 1992, à mesma comarca, mas como entrância final. É desembargador do TJ desde 3 de fevereiro de 2005. Ocupou, ainda, a presidência da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) entre 2006 e 2007.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo