Tramitando sob o número 51/2023, um projeto de lei apresentado pelo vereador Giovani Mattos (PSC) quer proibir o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos de Londrina durante qualquer horário do dia. A proposta endurece a lei municipal 12.744.
A norma sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) em julho de 2018 já coíbe essa prática das 22h às 8h, sob a pena de multa de R$ 500. A fiscalização da medida é atribuição da Guarda Municipal (GM).
“A Rua Paranaguá e [as avenidas] Faria Lima, Higienópolis, Jamil Scaff, Saul Elkind têm sido ponto de festas ao ar livre que fogem à ordem. Isso gera um incômodo muito grande, não é uma forma prudente de fazer o consumo. Quem faz o uso consciente, que não causa desordem pública, não vai ser afetado”, alegou o parlamentar.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
O PL, no entanto, autoriza o consumo de álcool em bares, feiras livres, lanchonetes, restaurantes e quiosques — desde que o produto seja proveniente desses estabelecimentos. “Acho que uma situação como essa até favorece os comerciantes, porque a pessoa não vai poder ficar na frente do bar, parado com o carro, bebendo”, afirmou Mattos.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA