Vereadores da Câmara de Curitiba passaram a responder duas listas de chamada, já a partir da sessão plenária de terça-feira (6). A decisão da Mesa Executiva da Casa foi comunicada em plenário pelo primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB). A primeira verificação de quórum será sempre feita no início da votação das matérias da ordem do dia, como de costume e de acordo com o Regimento Interno.
Antes da continuidade dos trabalhos para a segunda parte da ordem do dia, será feita nova chamada. Torquato informou aos parlamentares que a decisão é fruto de reunião entre a mesa diretora e lideranças partidárias, visando tornar mais transparente a questão do desconto de faltas dos vereadores, definida na nova Lei Orgânica do Município, promulgada em dezembro do ano passado.
A fala de Torquato recebeu apoio da maioria dos presentes à sessão desta terça-feira. O primeiro a se pronunciar foi Serginho do Posto (PSDB), cumprimentando a iniciativa, seguido do companheiro de bancada Paulo Frote, que falou sobre a aplicação das novas normas previstas na LOM. Frote presidiu a comissão revisora da LOM e deve acompanhar, agora, a revisão do Regimento Interno da Casa. Torquato também abriu a palavra a questionamentos, esclarecendo que as dúvidas serão solucionadas em nova reunião, marcada para a próxima semana. Falaram Algaci Tulio (PMDB), Valdemir Soares (PRP), Tito Zeglin (PDT), Roberto Hinça (PSD), Denilson Pires (DEM), Francisco Garcez (PSDB), Pedro Paulo (PT) e Aldemir Manfron (PP). (com informações da Câmara Municipal de Curitiba)