Desde o início da atual legislatura, em janeiro deste ano, 30 projetos que criam dias ou semanas comemorativas foram apresentados pelos vereadores na Câmara Municipal. Desse número, 15 estão tramitando e 15 viraram leis. A criatividade é grande. São propostas que instituem o Dia da Música Gospel, do Rock e a Semana do Amigo do Bariátrico, entre outros.
Segundo o levantamento feito pela FOLHA no site do Legislativo, a campeã em apresentar este tipo de matéria é a vereadora Sônia Gimenez (PSB). Das 14 que estão sendo discutidos, ela é autora de quatro e coautora de um. Quer, por exemplo, criar a Semana de Prevenção sobre a Enxaqueca, do Grafite e Muralismo e dos Profissionais de Saúde Pública e Privada.
Sônia Gimenez indicou ainda a Semana do Amigo do Bariátrico, que seria celebrada todos os anos no dia 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade. A ideia é "conscientizar sobre o tema e que restaurantes e lanchonetes ofereçam desconto para pessoas que passaram por cirurgia bariátrica".
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Já a Semana dos Profissionais de Saúde Pública e Privada aconteceria na primeira semana de agosto. Gimenez sugeriu que o prefeito Marcelo Belinati (PP) homenageie os trabalhadores da área com "um monumento ou outra forma de homenagem em praça municipal ou outro local público a ser definido".
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA: