Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina

Vereadores derrubam veto de Belinati e escolas e academias entram no rol de atividades essenciais

Guilherme Marconi - Grupo Folha
04 fev 2021 às 21:09
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Municipal de Londrina derrubou na noite desta quinta-feira (4) o veto do Executivo ao projeto de lei que torna os serviços de educação e a prática de atividades físicas em academias como essenciais no município. O projeto de lei, de autoria do vereador Fernando Madureira (PTB), foi aprovado por unanimidade em duas discussões no final de 2020, mas acabou vetado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) no dia 15 de janeiro deste ano sob o argumento que o projeto de lei é inconstitucional e não tem o efeito prático desejado.


Mesmo após parecer contrário da assessoria jurídica da Câmara, o veto foi rejeitado com apoio de 17 vereadores. Apenas a vereadora Lenir de Assis (PT) e o vereador Matheus Thum (PP), aliado do prefeito, votaram pela manutenção do veto. Na terça-feira (2). o Governo do Paraná também enviou um projeto de lei semelhante à Assembleia Legislativa do Paraná para transformar a educação em atividade essencial no Estado. Segundo Thum, a derruba do veto não tem efeito imediato e o município tem 90 dias para regulamentar a lei. "Porém, não torna obrigatória a medida por ser exclusivamente prerrogativa do Executivo."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o prefeito Marcelo Belinati (PP), a medida não terá efeito prático. "Fizeram um ato político, o que é legitimo numa casa política e numa democracia."

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


CONTINUE LENDO NA FOLHA:

"Esse projeto de lei não tem relação com a abertura imediada das escolas. Ele não vem mensurar o nível da pandemia. Esse prerrogativa da essencialidade é praticamente um direito adquirido", diz Madureira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade