O vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci (PSD), ocupa uma das cadeiras do Conselho Fiscal da Sercomtel desde o ano passado. Ele recebe R$ 2,8 mil por mês de salário. Bellusci deve deixar o cargo de conselheiro ainda nesta semana após a Procuradoria Jurídica do Município apontar ilegalidade no fato dele acumular as remunerações pagas pelas funções exercidas na prefeitura e na Sercomtel.
O vice-prefeito também garantiu que não vai devolver os vencimentos recebidos da telefonia. "Não vejo necessidade. Não há nenhum tipo de orientação para que eu faça isso. Só devolvo se houver determinação da Justiça", argumentou em entrevista à rádio CBN Londrina.
Além de Bellusci, ocupam cadeiras nos conselhos de Administração e Fiscal da Sercomtel o secretário municipal de Governo, Paulo Arcoverde, e os assessores executivos José Bruno de Oliveira e Gustavo Lessa Neto. Todos devem deixar os cargos de conselheiros até a sexta-feira (9). Eles só continuam nas funções se abrirem mão de um dos salários.
Leia mais:
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
CCJ aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) lembrou que as funções de conselheiros são obrigatórias e que vai precisar nomear outras pessoas para ocupá-las. "É pouco provável que (os comissionados) continuem. O cargo de conselheiro exige tempo e responsabilidade", observou.