O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e o deputado André Zacharow (PMDB-PR) são os novos representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul). As nomeações de ambos estão publicadas hoje (27) no Diário Oficial da União. O Parlasul é composto por 90 parlamentares do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela, apesar de ainda não integrar oficialmente o bloco, também participa do Parlasul.
Zacharow foi indicado para ocupar a vaga aberta com a a morte do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que não resistiu a um acidente de carro em janeiro deste ano. Luiz Henrique ocupará a vaga existente em virtude de o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) – que perdeu o assento devido à decisão judicial que repassou ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) o direito à vaga.
Cada país, que integra o Parlasul, tem direito a designar 18 parlamentares. Nesta tarde, a delegação brasileira deve discutir e votar a isenção do Imposto de Importação sobre vinhos portugueses na região.
Leia mais:
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
A proposta é do senador Vital do Rego (PMDB-PB) que justifica a iniciativa com o objetivo de beneficiar os importadores e consumidores nacionais de vinhos. A reunião está marcada para tarde de hoje no Senado.
Criado há sete anos, o Parlasul tem o objetivo de dar mais agilidade à integração entre os países que compõem a instituição. Também está na sua lista de prioridades manter os esforços para a preservação da democracia na região.