Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Até o dia 10 de outubro

Programa de Desenvolvimento de Líderes tem inscrições prorrogadas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 set 2021 às 13:16
Continua depois da publicidade

O PDL (Programa de Desenvolvimento de Líderes) da Prefeitura de Londrina prorrogou as inscrições para novas turmas. Com aulas presenciais e virtuais, o programa é aberto para servidores municipais que ocupem função de chefia e liderança, incluindo cargos comissionados e assessorias executivas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola de Governo da Prefeitura, até o dia 10 de outubro. Feito o cadastro, as aulas on-line são liberadas para início imediato.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Ao todo, o PDL contempla 40 horas de aulas teóricas e práticas divididas em dois módulos: Liderança, com atividades on-line na plataforma da Escola de Governo, e Desenvolvimento de Competências e Habilidades Sociais, que abrange as oficinas presenciais.

Continua depois da publicidade


As oficinas práticas para as duas turmas já estão agendadas. Para a Turma 4, os encontros serão nos dias 14 de outubro, 4 e 18 de novembro, e 2 de dezembro; e para a Turma 5, haverá oficinas nos dias 26 de outubro, 11 e 25 de novembro, e 9 de dezembro.


Realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, o PDL conta com parceria da Unopar/Pitágoras, e as oficinas presenciais são sediadas no Campus Piza da instituição, com várias medidas para prevenir a Covid-19.

Continua depois da publicidade


Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, essa parceria contribuiu diretamente para a efetivação do projeto, tão esperado pelos servidores. “Passamos algum tempo sem a possibilidade de oferecer um curso com qualidade ímpar em virtude de fatores diversos. Quando foi possível, planejamos e desenhamos o melhor que podíamos oferecer. Nosso intuito é mais do que capacitar o servidor; é instruir, orientar e preparar para os diversos campos da vida que exigem a capacidade de liderar. Como servidora, recomendo que aproveitem essa oportunidade”, frisou.


A assistente social do Núcleo Estratégico da SMRH e responsável pelo PDL, Marcelle Diorio de Souza, disse que, das 300 vagas oferecidas para as duas novas turmas, 180 já foram preenchidas. “Desde o início do programa, no mês de março, tivemos três turmas finalizadas, somando cerca de 220 servidores capacitados”, citou.


Uma das participantes do PDL em turmas já encerradas, Mariza Cleonice Pissinati é servidora municipal desde 2012, e há sete meses ocupa a gerência de Educação Ambiental da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente). “Não tive nenhum cargo de chefia antes. Recebi convites, mas 

nunca me vi com competência para assumir. O curso me ajudou demais a ver que posso ser uma boa líder”, afirmou.


A gerente de Educação Ambiental da Sema citou, dentre os conteúdos abordados na capacitação, as diferentes formas de liderança, quais os tipos e perfis de líderes, e em quais contextos cada tipo obtém maior efetividade. “Quando se fala em liderança, pensamos nas experiências pessoais em que fomos subordinados, e é esse tipo que acaba criando raízes em nós. E no PDL foi aberta uma gama de opções e oportunidades, onde vemos como nos encaixar e se enquadrar, e entendemos melhor nosso estilo. Aprendemos como atuar com a equipe no dia a dia e na execução das tarefas; são várias informações que nos ajudam na tomada de decisão e nas relações com os colegas, liderados ou não”, concluiu.

Continue lendo