Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Falta de concursos

Sindicato aponta déficit de mais de seis mil policiais penais no Paraná

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
10 fev 2025 às 10:15

Compartilhar notícia

Divulgação/Deppen-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O déficit no número de policiais penais no Paraná vem preocupando o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná), já que, por outro lado, as atribuições destinadas aos servidores vêm crescendo nos últimos anos. 


A falta de concursos públicos e o aumento de postos de trabalho terceirizados representam um desafio para a segurança, de acordo com a entidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Presidente do Sindarspen, Vanderleia Leite explica que a defasagem de 6,4 mil policiais penais foi apontada pelo próprio Deppen (Departamento de Polícia Penal) no ano de 2019, mas que pode ter se agravado ao longo dos últimos cinco anos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Na estrada do Limoeiro

Em Londrina, CMTU promove campanha de adoção de animais vítimas de maus-tratos

Imagem de destaque
No Paraná

Outono: nova estação terá temperaturas mais amenas do que 2024

Imagem de destaque
Depósito nesta quinta

FPM alivia contas públicas, mas municípios da região de Londrina seguem em alerta

Imagem de destaque
Perdeu o controle

Capotamento deixa um morto e uma pessoa gravemente ferida na PR-445 em Cambé


A última contratação de servidores aprovados em concurso foi há mais de uma década; em maio do ano passado, foi realizado um concurso que, no edital, contemplava apenas sete vagas para policiais penais.

Publicidade


A informação disponibilizada pela Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública) é de que 500 candidatos estão em fase de formação. A presidente afirma que esse número “não faz nem cócegas” em relação ao déficit de servidores.


Leite destaca que 2,64 mil policiais penais estão na ativa hoje, número muito inferior ao registrado em 2019, fato que também justifica que o déficit seja ainda maior, já que muitos policiais faleceram, se aposentaram ou até mesmo mudaram de carreira.

Publicidade


As atribuições dos policiais penais também aumentaram nos últimos anos, aponta a presidente, sendo que agora eles "são responsáveis pelas escoltas dos presos durante as saídas das unidades penais e a segurança armada externa dos presídios”, afirma. Além disso, a Polícia Penal também assumiu mais de 100 carceragens que antes eram custodiadas pela Polícia Civil.


“Sempre foi e deveria ser atribuição nossa, nós não estamos reclamando da atividade. A crítica é em relação à falta de planejamento para absorver essas atividades”, explica, complementando que a projeção para a contratação de novos servidores nunca foi cumprida.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Sindicato aponta déficit de mais de 6 mil policiais penais
Déficit de policiais penais no Paraná preocupa, com aumento de atribuições e terceirização. Entidade destaca desafios para a segurança pública.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo