Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem feridos

Tornado deixa rastro de destruição em zona rural no Norte Pioneiro do Paraná

Simoni Saris - Grupo Folha
30 out 2023 às 08:25
- Divulgação/Defesa Civil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um tornado passou pelo Norte Pioneiro na tarde do último sábado (28) e deixou um rastro de destruição na zona rural de São José da Boa Vista. 


A força dos ventos destelhou casas e barracões, arrancou árvores, destruiu plantações e danificou seriamente a estrutura de uma cooperativa de leite. Também houve problemas no fornecimento de energia elétrica e nos serviços de telefonia e internet. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Defesa Civil contabilizou 32 famílias atingidas, em cinco localidades. Ninguém ficou ferido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino superior

UEPG publica edital com 372 vagas remanescentes para cursos presenciais

Imagem de destaque
Prevenção

Apenas 22% das crianças foram tomar a vacina contra dengue em Londrina

Imagem de destaque
Oportunidade

Prefeitura de Londrina divulga bolsas de estudo integrais para cursos de Engenharia em Londres

Imagem de destaque
old school

Shopping de Londrina recebe exposição de carros quadrados até domingo (03)


O funil formado pelos ventos, característico do fenômeno climático, foi registrado por moradores em dezenas de vídeos que circularam pela internet no final de semana. O site de meteorologia Climatempo confirmou a ocorrência do tornado no Norte Pioneiro. 

Publicidade


Segundo a coordenadoria da Defesa Civil de São José da Boa Vista, o tornado percorreu uma linha reta que contornou a cidade pela zona rural, passando pelos bairros Água Branca, Pescaria, Bengalinha, Pico e Terra Roxa. 


“Por sorte, não entrou na área urbana, senão o estrago teria sido muito maior. E nas propriedades aonde ele passou, a maioria dos moradores não estava em casa”, comentou o coordenador da Defesa Civil do município, Sérgio Luís Pereira.

Publicidade


Os primeiros registros do tornado foram feitos por volta das 15 horas e o fenômeno durou pouco mais de uma hora. Por onde passou, deixou muita destruição. Um dos locais mais afetados foi a Coflep (Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro), que teve boa parte da estrutura arrancada pela força do vento. 


De acordo com a Defesa Civil, no momento apenas um funcionário estava no local e ele escapou sem ferimentos.

Publicidade


Em uma plantação de eucaliptos, sete hectares foram destruídos pelo tornado. “Teve árvore que foi arrancada e chegou a subir a cem metros de altura”, contou Pereira.


No trecho sem asfalto da PR-151, que liga o município a Sengés, as quedas de árvores provocaram a interdição da rodovia por seis horas, impedindo que a Defesa Civil fizesse o trabalho de fiscalização e levantamento dos estragos. Foi preciso uma força-tarefa entre a Defesa Civil e órgãos da prefeitura para desobstruir a estrada.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Tornado deixa rastro de destruição no Norte Pioneiro
Fenômeno ocorreu no sábado (28) e atingiu cinco localidades na zona rural de São José da Boa Vista; Mais de 30 famílias foram afetadas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade