BondeNews

UEL, UEM e Unicentro têm atendimento psicológico gratuito para a população

01 fev 2024 às 09:00

Acolher, atender e orientar a comunidade em relação à saúde mental. Estes são os principais objetivos das clínicas de psicologia presentes nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Centro-Oeste (Unicentro). 


As três instituições de ensino superior realizam atendimentos gratuitos para pessoas externas às universidades que necessitem de acompanhamento psicológico.


Alunos dos últimos anos dos cursos de Psicologia, supervisionados pelos professores responsáveis por disciplinas específicas e do estágio profissionalizante, e também psicólogos vinculados aos programas de pós-graduação, são os responsáveis pelos atendimentos. 


A prestação do serviço procura aliar a necessidade dos pacientes com a formação dos estudantes.


Os atendimentos oferecidos pelas unidades abrangem diversas áreas da psicologia, como psicologia da saúde, da educação e do trabalho, análise comportamental, psicanálise e psicologia social e institucional. 


Incluem também psicoterapia de crianças, adultos e idosos; acolhimento e plantão psicológico; avaliação psicológica; e psicoterapia em grupo, de casal e familiar.


TRANSTORNOS


As clínicas universitárias são uma das alternativas de combate aos casos de transtorno mental, que cresceram nos últimos anos.


Dados de 2019 da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que mais de 970 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos psicológicos, como ansiedade, com sintomas como fadiga, irritabilidade, tensão muscular, palpitações, falta de ar e taquicardia.


Outro problema recorrente é a depressão, com cerca de 280 milhões de indivíduos afetados por sentimentos de tristeza profunda recorrente, falta de apetite, baixa autoestima, desânimo e pessimismo em excesso.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Continue lendo