Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira a lista

7 dicas para cuidar de um carro que fica parado por muito tempo

Folhapress
28 mai 2020 às 11:46
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Deixar o carro parado durante um certo período, às vezes, pode ser necessário, principalmente em tempos de quarentena. Mas os motoristas precisam ficar atentos a cuidados importantes para evitar qualquer defeito no futuro por conta da falta de uso.

A gerente da Porto Seguro no Paraná, Luciana Gomes, dá algumas dicas de como preparar o carro durante e após esse período de paralisação do veículo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Antes de guardar, lavar o carro

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


É fundamental fazer uma limpeza completa, por fora e por dentro, para evitar que restos de comida no interior do veículo atraiam animais. Secar o carro, principalmente por dentro, também é outra etapa importante para evitar mofo, assim como retirar os carpetes e guardá-los em um lugar seco e arejado.

Publicidade


Independentemente do local escolhido pelo motorista para deixar o carro parado, é importante usar uma boa capa automotiva de algodão macio, do tamanho certo, e evitar plástico, que pode arranhar a lataria e danificar a pintura.


2. Retire os limpadores do para-brisa

Publicidade


Um erro bastante comum é esquecer os limpadores do para-brisa. Quando a borracha fica parada por muito tempo, ela começa a derreter e a grudar. Por isso, é recomendável retirar os limpadores e guardá-los ou apenas deixá-los afastados do vidro, se o carro estiver localizado em um lugar seguro.


3. Cuidado com a bateria

Publicidade


É importante desligar os dois polos da bateria, principalmente porque sistemas como alarmes e rastreadores consomem a bateria mesmo quando o carro está desligado. "Caso o motorista não consiga desligá-la, ele pode dar a partida no carro durante cerca de 30 minutos, que são suficientes para o motor atingir a temperatura de funcionamento e de lubrificação. Antes de fazer isso, é essencial verificar se a garagem é fechada. Caso seja, é preciso colocar pelo menos a traseira do carro para fora, evitando assim a intoxicação pelo monóxido de carbono”, afirma Gomes.


4. Não ligar o ar-condicionado na partida do carro

Publicidade


É fundamental não ligar o ar-condicionado na partida do carro, especialmente nos primeiros minutos, porque isso faz com que a temperatura do motor demore mais tempo para ser atingida, além de sobrecarregar a bateria na hora de dar a partida. O ar-condicionado deve ser ligado apenas quando o motor atingir a temperatura de trabalho, possibilitando a lubrificação do compressor, embreagem do compressor, mangueiras e tubulações.


5. Verificação dos pneus

Publicidade


Mesmo sem rodar, o peso do carro vai pressionando os pneus e eles vão esvaziando lentamente. Por isso, aproveite esse momento para calibrar os pneus, sempre com a pressão máxima indicada no manual do carro, nunca acima, caso contrário, o pneu pode ser danificado. Se o limite for ultrapassado, o peso pode começar a achatar os pneus até deformá-los.


6. Atenção ao óleo lubrificante e ao combustível

Publicidade


Quando o óleo fica parado por muito tempo em um carro, mesmo com o motor desligado, ele começa a oxidar e perde suas propriedades de lubrificação. Por isso, antes de deixar o veículo parado por um tempo, é preciso trocar o óleo do motor, o filtro e o fluido de freio. Verificar se a tampa do reservatório está bem fechada também é importante para evitar a entrada de umidade.


Em relação ao combustível, as preocupações são menores, uma vez que as opções disponíveis atualmente no mercado suportam de dois a três meses no tanque sem prejudicar o sistema de injeção ou ignição quando o motorista dá a partida.


7. Colocando o carro na rua

Após seguir essas dicas, quando chegar a hora de rodar novamente com o carro, basta lavar o veículo mais uma vez, calibrar os pneus, abastecê-lo com combustível novo e verificar o nível de óleo e outros fluidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade