Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as mudanças

Alterações no Código de Trânsito trazem riscos, dizem especialistas

Folhapress
14 out 2020 às 08:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As mudanças do Código de Trânsito, sancionadas nesta terça-feira (13) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), devem trazer riscos para condutores e pedestres, afirmam especialistas ouvidos pelo Agora. Entre as principais mudanças, estão a ampliação do prazo de validade da CNH e o aumento do limite de pontos para que um motorista perca a carteira.


O projeto foi elaborado pelo governo e alterado por deputados e senadores até chegar à versão sancionada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O texto deve ser publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (14). A nova lei entra em vigor em seis meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Greve no Ibama trava exportação de carros da Argentina para o Brasil

Imagem de destaque
56 disponíveis

Cadastros para novo leilão de veículos do Paraná estão abertos

Imagem de destaque
Balanço

PRF encerra Operação Semana Santa 2024 com 553 veículos fiscalizados

Imagem de destaque
Em janeiro

Homem abaixa as calças, mostra bumbum para radar e foto vai parar na multa


Segundo Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre de transportes pela USP (Universidade de São Paul0), as medidas vão ampliar, em vez de atacar, o problema vivido no trânsito atualmente. "O bom motorista vai continuar pagando multa e sendo achacado, enquanto o mau vai continuar cometendo infrações, mas com mais liberdade."

Publicidade


O afrouxamento do limite de pontos, afirma Ejzenberg, atende a um "clamor" da população contra o que chama de "indústria da multa": uma engenharia de trânsito montada para punir, especialmente financeiramente, os motoristas que cometem infração, quando na verdade deveria haver uma conscientização, de acordo com o engenheiro.


"Esse projeto passou porque temos um problema paralelo que ninguém quis resolver, que é o fato de termos muitas armadilhas espalhadas ao longo do Brasil numa fiscalização de trânsito arrecadatória. A gestão pública, nas esferas federal, estaduais e municipais, está mais preocupada em arrecadar do que conseguir uma fiscalização que efetivamente mude um comportamento", diz. "Isso não é feito porque requer mais investimentos e não tem retorno financeiro."

Publicidade


A ampliação da validade e do prazo para a realização de exames médicos também pode trazer efeitos graves, segundo Horácio Augusto Figueira, consultor em segurança do trânsito. Isso porque os motoristas, conforme o especialista, podem desenvolver doenças que não sejam monitoradas e que, potencialmente, tragam um risco enquanto dirigem. Problemas cardíacos e de visão, afirma, são alguns deles.


"Infelizmente, nenhum presidente até hoje encarou o trânsito como o problema de saúde pública que mata e mutila milhares de pessoas todos os anos", afirma Figueira. "Em um ano e meio vamos colher frutos amargos dessas alterações."

Publicidade


Os dois especialistas afirmam que um dos grandes problemas do projeto de lei era a permissão para que motos trafeguem entre carros, o "corredor", quando o trânsito estivesse lento ou parado. O trecho foi vetado pelo presidente.


Campanhas educativas, que contribuam para a conscientização dos motoristas, é a medida mais eficiente para garantir a segurança no trânsito, afirmam os dois, mas o poder público tem falhado nisso.

Publicidade


"A maioria dos motoristas é responsável, procura dirigir dentro da lei e tem responsabilidade social. Outros, não, e acabam tomando mais multas.


O trânsito seguro, como estabelece o CTB [Código de Trânsito Brasileiro], é uma obrigação das autoridades, e essa é a grande omissão do poder público", afirma Ejzenberg.

Publicidade


Confira as principais mudanças


VALIDADE DA CNH

Publicidade


Atualmente, a renovação da CNH deve ser feita a cada cinco anos para a maioria dos motoristas e a cada três anos para condutores com mais de 65 anos. O projeto amplia o prazo para a renovação do documento e para a realização dos exames de aptidão física e mental:


- Validade de 10 anos para condutores com menos de 50 anos


- Validade de 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e motoristas de aplicativo


- Validade de 3 anos para condutores com 70 anos ou mais


LIMITE DE PONTOS NA CNH


Na legislação atual, a carteira é suspensa sempre que o infrator atingir 20 pontos. Com o projeto, o limite foi ampliado:


- O número passou de 20 para 40 pontos para motoristas sem infrações gravíssimas


- Se houver uma infração gravíssima, o limite é de 30 pontos


- Com duas ou mais infrações gravíssimas, a pontuação máxima volta a ser de 20 pontos


FAROIS ACESOS


Uso é obrigatório durante a noite, em túneis, na chuva, neblina ou cerração. Durante o dia, é obrigatório o farol baixo em rodovias de pista simples fora do perímetro urbano


CADEIRINHA

Crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 m têm que usar cadeirinha, e sempre no banco de trás dos carros. O descumprimento é uma infração gravíssima


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade