Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Abaixo do esperado

Ano começa com queda nas vendas de automóveis, segundo Fenabrave

Folhapress
10 fev 2020 às 08:38
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ano começou com queda nas vendas de automóveis. De acordo com a Fenabrave (entidade que representa as revendedoras), foram emplacadas 193.464 unidades em janeiro, número 3,2% inferior ao mesmo mês de 2019. A conta inclui carros de passeio, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões.

Em relação a dezembro, a queda nos licenciamentos é de 26,3%. Contudo, esse resultado já era esperado: o último mês de cada ano sempre registra um pico de comercialização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Dezembro, tipicamente, é um mês muito forte, já que as marcas oferecem promoções antes do Natal", disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


O dado que preocupa é a retração já no primeiro mês do ano, pois 2020 é visto com otimismo pelas associações do setor automotivo.

Publicidade


A Anfavea, que representa as montadoras, prevê crescimento de 9,4% dos emplacamentos neste ano. O foco está no varejo, onde a rentabilidade é maior quando comparada às vendas diretas, modalidade que tem as locadoras como principais clientes.


Entretanto, os dados divulgados pela Fenabrave mostram que o início do ano ainda não dá sinais de melhora na comercialização a pessoas físicas.

Publicidade


As vendas diretas de carros de passeio e veículos comerciais leves cresceram 3,5% na comparação entre os meses de janeiro. No varejo, há queda de 7,3% no acumulado deste ano em relação a 2019.


De acordo com Assumpção, a mudança nas placas em São Paulo, que desde o dia 31 passou a adotar o padrão Mercosul, fez alguns milhares clientes retardarem a compra de um carro novo. Para o executivo, esse público deve retornar às lojas neste início de fevereiro.

Publicidade


É uma aposta, que só vai se confirmar no fim do mês e ainda sob o risco de nova queda. Em 2019, a terça-feira de Carnaval caiu no dia 5 de março. Neste ano, o feriado será em 25 de fevereiro, o que representa menos dias úteis de vendas.


O segmento caminhões foi o que apresentou resultado melhor no início do ano, com alta acumulada de 3,66% em 2020 em relação ao ano anterior. Foram vendidas 7.186 unidades em janeiro.


A Fenabrave mantém a previsão de crescimento para 2020 e é mais otimista que a Anfavea. A entidade que representa as distribuidoras acredita que as vendas totais terão alta de 9,7% neste ano. O cálculo é mais amplo: além de veículos leves e pesados, inclui motocicletas e implementos agrícolas.

A crença nos bons resultados vem do histórico recente de retomada e da queda na taxa básica de juros, que ainda não se refletiu no custo do crédito para financiamento automotivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade