Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sinesp Cidadão

Aplicativo permite consultar roubo, furto e clonagem de veículos

Agência Brasil
14 abr 2020 às 09:09
- Marcello Casal Jr. / Ag. Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Disponível para uso em telefones celulares, o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, permite acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Com ele, é possível consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil, e constatar, a partir dos dados apresentados, se o veículo foi clonado.

O app ganhou novas funções recentemente. Entre as novidades estão dois novos módulos: "Participação Cidadã” e "Procurados”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com a atualização, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) aproveitou para ampliar as funcionalidades já existentes. A nova versão do aplicativo também permitirá ao interessado incluir fotos de pessoas desaparecidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Acessando o módulo Procurados, o internauta poderá pesquisar a lista com nomes, fotos e informações dos criminosos mais procurados do país, divulgada pelo ministério. Caso identifique algum suspeito, poderá ligar para o número 190 usando o próprio aplicativo.

Publicidade


Já o módulo Participação Cidadã permitirá que os usuários denunciem o descarte irregular de lixo, pichações e casos de má iluminação pública, inclusive compartilhando imagens. No entanto, nesta primeira fase, a função só estará disponível nas cinco cidades que integram o projeto Em Frente Brasil, do governo federal: Ananindeua (PA); Paulista (PE); Cariacica (ES); São José dos Pinhais (PR); e Goiânia (GO).


Gratuito, o Sinesp Cidadão atualizado está disponível para usuários de Android e Iphone, nas lojas Apple Store e Google Play. Para usá-lo, após baixar a nova versão no seu celular, a pessoa deverá se logar usando a senha cadastrada no portal gov.br, que reúne as páginas na internet de todos os órgãos e programas federais.

Quem ainda não está cadastrado no portal deve criar sua conta. Para isso, é necessário informar o número do CPF, o que, segundo o ministério, permite que os usuários sejam identificados e responsabilizado caso façam uso indevido do aplicativo ou de qualquer outro serviço digital disponibilizado pelo portal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade