Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Aprenda a detectar falhas nos amortecedores do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 mai 2020 às 10:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sistema de suspensão é responsável por absorver os impactos das irregularidades das vias, assegurando conforto e segurança aos seus ocupantes. Ele é composto por diversas peças, e uma das principais é o amortecedor. "É muito importante saber identificar os indícios que mostram que os amortecedores ou outros itens do sistema de suspensão estão merecendo atenção e manutenção”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Ele explica que uma falha dos amortecedores pode colocar em risco a segurança do veículo, já que esses itens são responsáveis por manter todas as rodas no solo. "O desgaste gera instabilidade em curvas”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Silva afirma que o próprio motorista pode ficar atento aos sintomas de comprometimento dos amortecedores, sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados. "Oscilações ou balanço excessivos podem indicar que a energia da mola não está sendo dissipada adequadamente pelo amortecedor”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados estaduais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


Outros fatores que podem apontar defeitos no amortecedor são vazamento de óleo e o tempo que o carro demora a parar ao acionar o freio. "O freio depende da aderência do pneu à via, assim, um defeito no amortecedor pode comprometer o desempenho e aumentar o tempo que o veículo levar para parar durante a frenagem”, explica.


"O monitoramento da suspensão deve ser constante e detalhado, pois, caso o motorista não faça a manutenção necessária, pode ocasionar desgaste prematuro em outras peças do sistema, além de comprometer a segurança no trânsito”, alerta.

Ao identificar qualquer sinal de desgaste, a recomendação é que o motorista procure um mecânico de confiança para avaliação completa de todo o sistema de suspensão. De acordo com Silva, a durabilidade das peças depende da forma que o motorista dirige e o tipo de solo em que trafega. "Mesmo sem constatar indícios de desgaste, após 40 mil km rodados, é indicado analisar o estado das peças”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade