19/06/21
PUBLICIDADE
Viagem segura

Atenção na estrada: uso do freio na descida da serra exige cuidados

No Carnaval, o movimento nas estradas sentido litoral é intenso. Para garantir a segurança durante o trajeto e não ter dor de cabeça na viagem, a revisão do carro é de extrema importância. Além do check-up, o motorista deve usar o freio de forma adequada na descida da serra para evitar o superaquecimento de peças que compõem o sistema e a perda de eficiência na frenagem.

Pixabay
Pixabay


Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo e detentora da marca Cobreq, a principal recomendação é descer a serra com a marcha sempre engatada.

"Dessa forma, o motorista não precisará pisar no pedal do freio o tempo todo, o que contribui para preservar os itens do sistema de frenagem”, comenta. Ele explica que usar o freio de forma excessiva em declive pode elevar excessivamente a temperatura no disco de freio, nas pastilhas e demais peças que fazem parte do conjunto da roda.

Se o carro for manual, é recomendado utilizar a mesma marcha que seria usada na subida. Caso o veículo seja automático, a redução é feita a partir do acionamento do freio ou, quando disponível, por controles manuais na alavanca de câmbio e/ou "borboletas”.

Outra orientação é manter uma distância segura do carro da frente. Além de evitar frenagens bruscas, ajudando a poupar os freios, dá ao motorista mais tempo para agir, principalmente caso os freios comecem a falhar devido ao superaquecimento.

Conforme o coordenador, se o motorista notar que o freio está perdendo a eficiência, a recomendação é diminuir a velocidade e parar em local seguro até que o sistema resfrie e volte a funcionar.

Além de todas as recomendações, o coordenador lembra que o sistema de freio é o principal item de segurança de um veículo e deve sempre estar em perfeitas condições. "Optar por produtos de qualidade e fazer a revisão antes de viajar são práticas importantes para garantir a segurança do motorista e ocupantes do carro”, finaliza.
Folhapress
PUBLICIDADE
Continue lendo
O porquê de não ter retomado

General Motors justifica parada na produção do Ônix

19 JUN 2021 às 10h50
Utilitário esportivo

Renault inicia fabricação do Captur com motor 1.3 turbo

18 JUN 2021 às 05h00
Picape

Ford lança Maverick, mas modelo não é o mesmo que clássico dos anos 70

17 JUN 2021 às 09h00
Alta nos custos

Preço de veículos deve subir com alta da energia

16 JUN 2021 às 14h27
Proteja sua pintura

Conheça novas tecnologias de envelopamento em motocicletas

15 JUN 2021 às 12h07
Tela multimídia opcional

Fiat promove mudanças no interior da picape Toro

09 JUN 2021 às 11h52
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados