Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Cinco dicas para cuidar do seu veículo antes de pegar a estrada no fim de ano

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 dez 2019 às 10:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a proximidade das festas de fim de ano e o período de férias, muitos motoristas pegam as estradas para viajar. Nesse período, em que o volume de carros aumenta nas rodovias, é importante maior atenção por parte dos condutores, até porque não é raro ver um carro parado no acostamento esperando por auxílio.

Além do pacote de revisão, que já cobre boa parte dos itens a serem verificados antes de viajar, é essencial avaliar outros itens do veículo. O gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, Claudio Cardoso, e Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto destacam algumas dicas para uma viagem segura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Em dezembro inicia-se o verão e vale a pena lembrar que, junto com o calor, a estação também é conhecida por fortes chuvas. Por isso, é importante avaliar também itens que podem fazer a diferença em um ambiente de água na pista e no vidro dianteiro, como pneus e limpadores de para-brisa", destaca Claudio. "Em relação à parte mecânica do automóvel, por exemplo, o ideal é sempre fazer uma revisão preventiva e seguir algumas dicas quando for pegar a estrada”, completa Jaime.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Confira cinco dicas importantes:

Publicidade


Fique atento aos limpadores

Ter uma boa visibilidade é essencial para manter a segurança na época de chuvas, por isso, os limpadores de para-brisa devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar.


Verifique os faróis e lanternas

Imagine falhar lanterna ou farol na estrada, à noite? Ou, mesmo de dia, em caso de chuva, quando o ambiente tende a ficar mais escuro, o farol precisa estar aceso. Por isso, e por uma questão de segurança, o motorista deve estar atento à revisão das luzes dos faróis e lanternas.

Publicidade


Observe os pneus

Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu. Dentro deles estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Fique atento às pequenas avarias que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.


Manutenção dos freios em dia

Publicidade


Manter o sistema de freios – que inclui discos, pastilhas, etc. – em boas condições é essencial para o bom funcionamento do veículo e para garantir a segurança do motorista. É importante que o motorista se atente a ruídos ou a demora ao frear, pois são alguns indícios da necessidade de manutenção.


Atenção com o óleo lubrificante

O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade