Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Como a tecnologia e as iniciativas internacionais podem ajudar a mobilidade brasileira?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 jul 2019 às 08:43
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A qualidade de vida dos brasileiros é impactada negativamente pelo trânsito. Um estudo realizado pela Ipsos estima que, em média, perde-se 1h20 em deslocamentos de ida e volta para as principais atividades do dia. Quando somados, chegam a 32 dias por ano. Além de estresse, atrasos, acidentes e vidas interrompidas, o custo com congestionamento no país chega a R$ 267 bilhões por ano, o que corresponde a cerca de 4% do PIB.

Não é nenhum segredo que o modelo de mobilidade ao qual nos habituamos foi pensado para os automóveis e não para as pessoas. Um caminho para mudança deste cenário seria entender a cultura e como funcionam algumas das cidades consideradas referências mundiais em mobilidade, onde a marca registrada é o estímulo a modais que dispensem o uso de carros particulares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste contexto, a cidade de Copenhague, na Dinamarca, é conhecida mundialmente pela cultura de valorização da bicicleta, afinal, metade da população se locomove com ela. Junto ao uso das bikes, por exemplo, o sistema de sinais de tráfego inteligentes consegue identificar a aproximação de veículos nas vias (sejam eles bicicletas, carros ou ônibus). Além disso, a quantidade de ciclistas que se aproximam do cruzamento é detectada, portanto, o semáforo fica aberto por mais tempo, de acordo com a quantidade de pessoas, permitindo que todos cruzem as ruas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Outro modelo interessante é o de Zurique, na Suíça, onde a maioria da população se locomove a pé ou com auxílio de dois modais: ônibus e trams – que funciona como um bonde sobre trilhos. Por lá, a cada 300 metros é possível encontrar um ponto de ônibus ou tram. Além disso, medidas sustentáveis, como a troca de ônibus a diesel por elétricos, e o investimento em ciclovias ajudam a deixar a cidade menos poluente.

Publicidade


Qual o caminho para o Brasil?


Comecemos por soluções que vieram para ficar e têm transformado a mobilidade brasileira. A regulamentação de apps de transporte e o compartilhamento de bicicletas e patinetes é um acerto. Porém, é necessário repensar os conceitos e inserir as pessoas como protagonistas do trânsito, começando pela infraestrutura, passando por debates e criação de políticas públicas.

Publicidade


O primeiro passo para o futuro da mobilidade humana, que pensa primeiro nas pessoas, é compreender as características, necessidades e possíveis deficiências dos cidadãos. A partir disso, seremos capazes de implementar melhorias nas cidades, como calçadas transitáveis para deficientes físicos e carrinhos de bebê, ampliação da extensão de ciclovias e ciclofaixas, além do investimento em espaços adequados para os recém-chegados patinetes elétricos. Para isso, é fundamental a promoção de debates entre órgãos públicos, empresas privadas e sociedade, pois a colaboração de todas as partes traria mais ideias e vantagens para a população.


Ações permanentes de conscientização

Publicidade


Investir em ações permanentes de conscientização de trânsito ajudaria não somente a mobilidade, mas também a segurança das pessoas que se locomovem. Em um país no qual mais de 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito, contentar-se com campanhas sazonais, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, parece pouco.


Recentemente, uma campanha interativa voltada aos riscos no trânsito chamou a atenção por sua originalidade. Com o mote "O trânsito não é um jogo. Uma escolha errada vale a sua vida!", um vídeo interativo, desenvolvido pelo Instituto Mobih, apresenta as principais causas de acidentes no país e estimula a reflexão de que ações praticadas corriqueiramente no trânsito – sejam pela pressa, distração ou imprudência – têm consequências graves.

Publicidade


Considerando que os acidentes de trânsito são o primeiro responsável pela morte de jovens, na faixa de 15 a 29 anos, o vídeo foi um acerto por usar formato inovador e linguagem dinâmica, que falam 'a língua dos jovens'.


Nele, o espectador pode decidir o final da história a partir de escolhas por tipo de modal e trajetos, ao mesmo tempo em que é alertado sobre infrações e perigos no trânsito. A ideia segue uma tendência de sucesso mundial, popularizada com a Netflix, na série Black Mirror.

O resultado? Em menos de um mês, cerca de 90 mil pessoas interagiram com a campanha. A reflexão que fica é: se com uma ideia criativa, o interesse, engajamento e impacto foram positivos, como seria a cultura brasileira de trânsito se houvessem mais ações assim?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade