Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Como identificar desgaste no braço de direção do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 ago 2020 às 11:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conhecido também como braço de direção, o terminal axial, peça que liga a caixa de direção aos terminais da direção, possibilitando seu movimento em vários ângulos, é fundamental para a garantia da segurança do veículo. Por isso, é recomendável efetuar inspeções periódicas.


"Embora o terminal axial apresente, geralmente, vida útil longa, na hora da manutenção do sistema de suspensão e direção, o mecânico deve avaliar o estado do componente para evitar que ocorram acidentes já que é um dos itens que assegura a dirigibilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Silva, é possível que a peça se desgaste prematuramente, em condições extremas ou caso outros componentes como a coifa de proteção estejam comprometidos. A recomendação é ficar atento aos indícios de problemas com o terminal axial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


"Ruído vindo debaixo do carro durante as manobras ou folga na direção podem indicar desgaste no terminal axial”, comenta o gerente da Nakata, ressaltando que só o mecânico poderá identificar se o problema é mesmo com essa peça.


Outro sinal que pode apontar desgaste do axial é vibração na direção. Mas, também deve ser analisado pelo profissional habilitado já que outros problemas na suspensão ou balanceamento malfeito podem ocasionar vibração.

Segundo Silva, ao verificar qualquer problema com o terminal axial, é importante substituir a peça para que outras não se desgastem. "Após a troca do axial, é necessário fazer o alinhamento da direção”, completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade