Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Como identificar desgastes no sistema de suspensão do carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 set 2020 às 11:26
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parte do sistema de suspensão, alguns componentes, como a barra estabilizadora, bieleta e buchas, requerem alguns cuidados na hora de fazer o diagnóstico durante a manutenção. "A barra estabilizadora tem como função de reduzir a inclinação da carroceria em curvas, portanto fundamental para a estabilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando a importância da peça.


Já a bieleta é uma haste que interliga a barra estabilizadora até a suspensão, ficando encarregada da transferência da força dinâmica nas curvas, enquanto as buchas absorvem as vibrações das peças, diminuindo a emissão dos ruídos na suspensão. "São peças importantes no sistema de suspensão, que devem ter especial atenção por parte do mecânico”, comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O profissional da reparação deve fazer uma análise detalhada ao efetuar a manutenção. "É preciso ser cuidadoso ao avaliar a barra estabilizadora, que deve ser movimentada para identificar folgas nas buchas, que também precisam ser checadas com relação ao desgaste”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Mecânico dá dicas para uma viagem segura no feriado de Páscoa: revisão do carro é fundamental

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo


Os pinos da bieleta não devem conter folgas. "Quando em boas condições, a bieleta está bem ajustada e exige força para a sua movimentação”, alerta.

Para não comprometer o diagnóstico, Silva lembra que a avaliação deve ser realizada com as rodas no chão, como num fosso, pois suspender o carro pelo chassi pode tirar o peso e mascarar defeitos no sistema de suspensão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade