Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite acidentes

Condutor: cinco atitudes para deixar o trânsito mais seguro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 jul 2019 às 09:23
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que o Brasil é o quinto país com o maior número de óbitos no trânsito no mundo. China, Índia, Estados Unidos e Rússia completam o ranking. Nas ruas e rodovias, cada indivíduo tem responsabilidade com a própria vida e a dos outros, e atitudes simples contribuem para reduzir infrações, acidentes e mortalidade no trânsito.

A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) aponta algumas condutas, e a primeira delas é relacionada ao uso de celulares ao volante, que pode aumentar em até 400% o risco de acidentes. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) permite o uso do dispositivo apenas quando o veículo estiver estacionado, com o motor desligado, ou na função GPS, desde que esteja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado. Segurar ou manusear telefone celular enquanto dirige é infração gravíssima.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bebida e direção não combinam. Porém, os dados apresentados pela OPAS mostram que 22% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros envolvidos em acidentes de trânsito apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. O artigo 306 do CTB diz que conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool tem pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação para dirigir.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


O uso obrigatório do capacete para motociclista é lei desde 1997 no país. A OMS alerta que o uso correto desse item de segurança reduz em até 40% o risco de morte no trânsito e em até 70% as chances de ferimentos graves na cabeça. Conforme expressa o artigo 244 do CTB, os motociclistas que não utilizarem o capacete cometem infração gravíssima e estão sujeitos à multa e suspensão direto do direito de dirigir.

Publicidade


Já o cinto de segurança, previsto no artigo 167 do CTB, evita, em caso de colisão, que condutor e passageiro sejam arremessados para fora do veículo e se choquem contra a parte interna do automóvel. Isso reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos. E salva vidas!


A manutenção preventiva dos principais itens do veículo, como freio, nível de óleo e amortecedor, deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. Esses cuidados ajudam a evitar acidentes. É essencial checar as luzes de farol, para visibilidade; a suspensão, que garante o controle do veículo em curvas ou freadas bruscas; e os pneus devem sempre estar em boas condições, com a calibragem correta.


Julyver Modesto de Araujo, especialista em trânsito e comentarista do CTB Digital, destaca que o motorista também tem a responsabilidade de sempre verificar o nível de combustível do veículo, para evitar a "pane seca". "A falta de combustível, pressupõe-se, é algo que pode (e deve) ser previsto e, consequentemente, evitado. Por este motivo, é que, diferentemente de outras imobilizações de emergência (que o Código compreende como inevitáveis, acarretando apenas o dever de sinalizar), no caso da imobilização do veículo por falta de combustível, o condutor é punido pela infração do artigo 180 do CTB", explica.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, diz que cada cidadão tem papel preponderante para redução de acidentes no trânsito. "Cada indivíduo – seja ele condutor, pedestre, passageiro etc, - tem papel relevante e fundamental na obtenção de um trânsito mais seguro. É necessário que todos se percebam como protagonistas dessa mudança, entendendo definitivamente que atitudes individuais impactam no coletivo e que seguir as normas de segurança é fundamental".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade