Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho no radiador!

Confira algumas dicas para evitar que o carro superaqueça

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 nov 2019 às 11:34
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o motor do carro esquenta além do desejável, excede a temperatura ideal de funcionamento, vários problemas podem acontecer, até mesmo fundir. O ideal é que o sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água, ventoinha e válvula termostática, entre outros) esteja em dia.

Para isso, o motorista deve tomar alguns cuidados. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Mantenha o líquido de arrefecimento no nível correto

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Todo o cuidado é pouco. Por mais que seja um procedimento simples, normalmente ele é esquecido. No reservatório (o vaso de expansão), há uma marcação de nível mínimo e máximo. Ele é transparente justamente para facilitar a checagem. A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do nível, pode causar problemas.

Publicidade


Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje). Caso seja necessário completar o líquido a cada uma semana, por exemplo, pode ser que haja um vazamento.


2. Não utilizar água pura no radiador

Publicidade


Não se usa água pura no radiador, muito menos água de torneira, que possui muitos sais mineiras e, por isso, foram resíduos no componente, prejudicando a circulação do fluido. É necessária uma mistura que varia de acordo com o fabricante, normalmente formada por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% do aditivo etilenoglicol. A finalidade deste aditivo é limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também, elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver, no caso de subir muito sua temperatura. O líquido pode ser encontrado nas lojas de autopeças.


3. Confira sempre a válvula termostática

Publicidade


Muitas vezes, o problema do superaquecimento acontece quando a válvula termostática trava e impede a circulação da água. Muitos mecânicos sugerem a retirada dela, alegando que ela não fará falta, pois o Brasil é um país de clima quente e é melhor o motor trabalhar mais frio. O que não é verdade e pode trazer muitos problemas.


Isso é porque a válvula termostática faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento (por volta de 90°C). Abaixo disso, o consumo e a emissão de poluentes são mais elevados. Em caso de problemas, ela deve ser substituída, não descartada.

Publicidade


4. Manter a limpeza do sistema


O ideal é que o radiador e todo o sistema de arrefecimento sejam limpos a cada 2 anos. Todo o líquido usado deve ser drenado e substituído pela mistura de água/etilenoglicol.


5. Cuidar da correia auxiliar e bomba d’água

A bomba d’água é acionada pela correia auxiliar (poly-v). Por isso, a manutenção, a troca dela dentro do prazo, é essencial para que todo o sistema de arrefecimento funcione corretamente. O ideal é não rodar com o carro, caso ela arrebente, pois o líquido de refrigeração não irá circular e o motor irá superaquecer. A troca deve ser feita dentro do prazo recomendado pelo fabricante


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade