Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique ligado!

Confira dicas para economizar no combustível do carro

Redação Bonde
07 nov 2019 às 11:06
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não está fácil segurar uma grana extra para terminar o mês. Com isso, é necessário fazer alguns cortes e economias e o combustível pode ser uma das alternativas para garantir o salário até o fim do mês. Algumas atitudes do dia a dia podem fazer com que o carro ande muito, consumindo pouco. Confira 11 dicas importantes:

#1 Respeite a troca de marchas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Procure passar as marchas sempre na rotação correta, mantendo a compatibilidade com o giro do motor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados estaduais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


#2 Mantenha a manutenção em dia

Publicidade


Os cuidados com as partes mecânica e elétrica evitam que o motor consuma mais que o necessário, além de aumentar sua vida útil. É importante checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo e fazer a substituição das velas.


#3 Não acelere com o carro desengatado

Publicidade


Aquecer o motor antes de sair, hoje em dia, já é desnecessário, uma vez que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual dá conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Para modelos flex, lembre-se de abastecer o tanquinho de partida a frio. Além de gastar combustível à toa, esquentar um veículo com injeção eletrônica pode desgastar as peças e diminuir sua vida útil.


#4 Evite levar muito peso

Publicidade


Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o consumo de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam, pois o motor terá de fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Procure levar somente o que precisar, evitando guardar malas ou coisas pesadas.


#5 Verifique a pressão dos pneus

Publicidade


Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.


#6 Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

Publicidade


O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.


#7 Não acelere à espera do semáforo abrir

Publicidade


Quando estiver parado no farol, a aceleração é desnecessária e contribui para esvaziar o tanque mais rápido. Outra prática que ajuda na economia é sempre observar o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, reduzir aos poucos a velocidade antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.


#8 Evite acelerar e frear bruscamente


Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar gasolina.


#9 Mantenha uma velocidade constante


O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.


#10 Uso do ar-condicionado

O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade