Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Conheça os sinais de desgaste nos amortecedores das motos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 ago 2020 às 11:26
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Responsável por absorver as irregularidades do solo, o amortecedor de motocicletas, assim como nos automóveis, faz parte dos itens segurança e, por isso, deve estar em perfeitas condições de uso.


"O amortecedor da moto é um dos componentes fundamentais para garantir a segurança do piloto e também o conforto. Seu papel é controlar as oscilações da suspensão, conservar o contato dos pneus com a via e proporcionar, além da segurança e conforto, estabilidade”, explica Jeferson Credidio, gerente de produtos da Nakata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante o amortecedor desempenhar sua função adequadamente para que não ocorram acidentes. "O desgaste compromete seu funcionamento, portanto é essencial fazer revisões periódicas e ficar atento a qualquer sinal de anormalidade”, ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


O especialista destaca alguns dos indícios de que o amortecedor pode estar comprometido. "Caso a motocicleta apresente instabilidade em frenagens, arrancadas ou se continuar oscilando ao passar por lombadas ou depressões, o amortecedor deve ser verificado imediatamente”, adverte.

Publicidade


Ruídos vindos da suspensão também devem ser observados. "Barulhos podem surgir se o amortecedor perder a pressão interna da câmara ou ocorrer a quebra de algum componente”, comenta.


Um sintoma que pode ser identificado facilmente é o vazamento de óleo, basta examinar externamente o amortecedor. Caso em que deverá ser substituído.

Ao trocar o amortecedor, analise também outros componentes como o kit de transmissão que é composto por coroa, pinhão e corrente, os freios, pneus e rodas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade