Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Conheça os sinais de problemas no pivô de suspensão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 jun 2020 às 11:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Também conhecido como pino esférico ou articulação, o pivô de suspensão tem como função ligar o chassi do veículo com o telescópio e a manga de eixo, além de possibilitar o movimento rotacional e angular das rodas. "O motorista deve estar sempre atento à manutenção do pivô de suspensão porque, caso o componente atinja um desgaste muito acentuado, pode até quebrar e ocasionar acidentes graves”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, a inspeção preventiva do pivô deve ser feita de acordo com o prazo estipulado pelo fabricante. No entanto, se o condutor dirigir constantemente em vias esburacadas é indicado avaliar em intervalos menores de tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"É preciso observar se há indícios de deterioração das coifas e folgas. Batidas secas e ruídos agudos em curvas ou desníveis, bem como desgaste irregular dos pneus, são indícios de problemas com os pivôs”, ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Caso haja necessidade de substituir o pivô de suspensão, é recomendável avaliar também o estado dos componentes periféricos, como terminais de direção e axial, bandeja e bieletas, além de obrigatoriamente verificar o alinhamento da direção. "A durabilidade de outros itens pode ser reduzida se o pivô estiver com problema”, finaliza Silva.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade