25/02/20
32º/19ºLONDRINA
Fique ligado

Conheça vantagens e desvantagens das rodas de liga leve

As rodas de liga leve são cada vez mais usadas nas indústrias automotivas. Diferentes das rodas de aço, as de liga leve possuem uma maior tecnologia e são compostas de uma mistura de alumínio, silício e ferro. Como o próprio nome diz, o material usado é responsável por deixar as rodas mais leves. Comparadas com as rodas de aço, as de liga leve são em média 20% mais leves.

Freepik
Freepik


O uso da inovação desse material traz algumas vantagens como: o menor consumo de combustível devido ao peso mais leve; menor ruído; pode ter mais modelos diferentes comparadas com as de aço; possuem uma menor condutibilidade térmica, o que faz com que a as rodas esquentem menos e preservem o sistema de freio, diminuindo a temperatura ao longo das frenagens, entre outras.

Apesar das vantagens, essas rodas também possuem algumas desvantagens. Em relação ao preço, as de liga leve são mais caras. Elas podem custar 10 vezes mais que o valor das rodas de aço. Na questão de danos superficiais, as rodas de liga leve denunciam qualquer raspadinha, mas nada proíbe que elas sejam reparadas.

As rodas de liga leve também podem ser usadas em motocicletas. Existem dois principais tipos de rodas para motos, as de liga leve e as raiadas. As liga leve são aros sólidos, que são todos constituídos como uma só parte. No caso da raiada, a parte interna e externa da roda são "trançados" com raios. Em comparação com as raiadas, as liga leves têm uma manutenção mais barata, pois o alinhamento e balanceamento é mais simples.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)
Nicoli Suman - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Publieditorial

Saiba qual o momento certo para trocar os pneus

Veja mais e a capa do canal