Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contra o vírus

Cuidados para quem vai usar carros compartilhados durante a pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 abr 2020 às 09:37
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudo feito pelo CarRentals.com mostra que o volante de um carro pode ser quatro vezes mais sujo do que a tampa de um vaso sanitário. Agora, imagine um veículo compartilhado entre várias pessoas desconhecidas! Esse dado deve ganhar ainda mais atenção mediante à rápida proliferação do Covid-19 nas cidades brasileiras.

Segundo a revista científica "New England Journal of Medicine", o vírus responsável pela Covid-19 pode sobreviver até três dias em superfícies como plástico e aço, materiais comuns no acabamento de automóveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a orientação primordial é a higienização – e essa regra, claro, também aplica-se aos carros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O alto risco de transmissão do corona vírus exige um esforço dobrado dos motoristas quanto à mudança de atitude dentro e fora do automóvel. O diretor de produtos para frota e inovação da ValeCard, Alan Ávila, compartilha os principais cuidados para evitar o contágio da doença, especialmente em carros utilizados por mais de uma pessoa. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


1. Higienização constante

Publicidade


Com álcool isopropílico – que não danifica o material plástico –, limpe toda a superfície com a qual os motoristas mais têm contato, como volante, câmbio, freio de mão, seta, retrovisor interno, painel e som. Esse cuidado deve ser feito antes e após o uso do veículo. Não esqueça de manter a lixeira vazia.


2. Priorize a ventilação

Publicidade


O momento não é propício para o uso de ar-condicionado. Dê preferência para deixar as janelas abertas e, assim, manter o interior arejado. Caso o uso do ar-condicionado seja inevitável, é aconselhado fazer limpeza e manutenção do filtro.


3. Atenção com passageiros

Publicidade


Vai levar alguém na carona ou nos bancos traseiros? Deixe a conversa para depois! Quando embarcarem, peça para que os passageiros higienizem as mãos com álcool em gel e, se for caso, deixe máscaras à disposição. O espaço reduzido potencializa a transmissão do vírus.


4. Se pegar em dinheiro ou cartão

Publicidade


Quando você parar para abastecer ou, no caso dos motoristas de aplicativo, um cliente realizar o pagamento em dinheiro, lembre-se de higienizar as mãos e os braços com álcool em gel.


5. Em caso de sintomas

Se você tiver tosse, dor de garganta, febre e dores no corpo, evite utilizar carros compartilhados e, se possível, sair de casa. Você pode ligar gratuitamente para o Disque SUS, no telefone 136, para obter mais informações sobre os procedimentos a serem adotados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade