Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Uso consciente

Dia Mundial sem Carro levanta debate sobre impacto ambiental

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 set 2020 às 10:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, suscita a discussão sobre o papel dos veículos automotores quanto à poluição atmosférica. O Brasil, sendo um país em desenvolvimento, apresenta um crescimento expressivo na frota veicular, sobretudo nas regiões metropolitanas.


Em geral, as emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas, entre elas monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), e material particulado (MP). Esses gases, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com estudo do Observatório do Clima, a estimativa para o ano de 2020 é de que haja uma queda de 6% na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) no planeta, estimulada pelas medidas de isolamento social implementadas por conta da pandemia, impactando setores como a indústria, transportes, a mobilidade urbana, o consumo de energia e a geração de resíduos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


"Apesar da estimativa global, o Brasil segue na contramão e apresenta tendência de aumento das emissões de GEE, não apenas pelo excesso de poluentes oriundos de carros, mas também pelas ações de mudanças de uso da terra. Podemos citar informações divulgadas pelo Observatório do Clima, por exemplo, que mostram que o Brasil é o 6º sexto maior emissor de gases de efeito estufa no planeta e que o uso da terra responde por mais de dois terços das emissões”, destaca o coordenador e professor do curso de engenharia mecânica da Unopar de Bandeirantes, José Fernandes da Silva Neto.

Publicidade


"O documento, que aborda o impacto da pandemia de Covid-19 nas emissões de gases de efeito estufa no Brasil, também mostra que o país deve ter, neste ano, uma trajetória crescente de emissões de GEE, seguindo assim no sentido oposto das metas da Política Nacional sobre Mudança do Clima”, complementa.


Apesar de o nível de emissões ter apresentado uma queda consistente nos últimos quatro anos, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), à medida em que a mobilidade aumenta, as emissões de dióxido de carbono provenientes de transportes também aumentam.

Publicidade


O docente da Unopar afirma que "os efeitos negativos das emissões veiculares têm-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida da população. Ainda que os fatores de emissão dos veículos novos estejam decrescendo, o aumento da quantidade de veículos e os congestionamentos em grandes cidades comprometem os avanços tecnológicos”.


José Fernandes pontua que, além dos efeitos nocivos do carbono, outro poluente que causa grande incômodo e traz complicações à saúde é a fuligem (fumaça preta). Devido ao seu pequeno tamanho, mantém-se suspensa na atmosfera e pode penetrar nas defesas do organismo, podendo acarretar complicações pulmonares como bronquite, asma e câncer de pulmão.


Por isso ações que visam à conscientização sobre o meio ambiente são relevantes. Neste dia Mundial sem Carro, aproveite para repensar a forma como você se desloca e encontrar alternativas para substituição do uso do veículo no cotidiano. O coordenador do curso de engenharia ressalta algumas dicas:

1- Experimente a carona solidária;
2- Utilize o transporte público;
3- Vá de bike;
4- Se a distância for pequena, faça caminhada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade