Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Surpresa sul-coreana

Discreto nas vendas, Kia Cerato é mais rápido que Corolla e Civic

Folhapress
05 mai 2020 às 11:38
Kia Cerato SX - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O novo Kia Cerato chegou sem fazer alarde. Com apenas 225 unidades vendidas no primeiro trimestre, está distante dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic, ambos de origem japonesa. Na pista, contudo, é o sedã sul-coreano que anda na frente.

As versões 2.0 mais equipadas dos três modelos passaram pelo teste Folha-Mauá, que mede o consumo e o desempenho dos carros. As provas de aceleração e retomada foram realizadas em circuito fechado antes do período de quarentena devido à pandemia do novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os carros testados são equipados com airbags frontais e laterais, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, bancos com forração que imita couro e botão de partida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


O Cerato SX começou a surpreender no trânsito urbano. As arrancadas bem dispostas deram uma prévia do que viria na pista.
Com 167 cv de potência, o Kia foi do zero aos 100 km/h em 9,5s, sendo aproximadamente um segundo mais rápido que o os concorrentes. A diferença se repetiu nas provas de retomada.

Publicidade


Divulgação
Divulgação - Kia Cerato SX
Kia Cerato SX


O carro sul-coreano cresceu e, enfim, pode ser visto como um autêntico sedã médio. Além de menor, a geração anterior oferecia apenas motor 1.6 flex (128 cv).


Embora tenha acabamento correto para seu preço (R$ 105 mil), o Cerato SX tem forrações e mostradores mais simples que os vistos nos rivais. Mas, além de custar menos, é o único a trazer bancos dianteiros com aquecimento.

Publicidade


O Corolla Altis Premium é o mais equipado e econômico desse comparativo. A opção 2.0 tem 177 cv e câmbio automático do tipo CVT, que simula 10 marchas. Na estrada, com gasolina, fez a média de 21,7 km/l, novo recorde entre os sedãs médios.


Divulgação
Divulgação - Toyota Corolla Altis Premium
Toyota Corolla Altis Premium


O modelo da Toyota avaliado traz teto solar e bancos com forração em dois tons, creme e cinza escuro. É o único a ter faróis com LEDs nos dois fachos e luz alta automática, que permite usar seu alcance máximo sem ofuscar a quem segue na pista contrária.

Publicidade


O banco do motorista tem ajustes elétricos e há o melhor pacote de segurança do segmento, com sistema de frenagem autônomo e controlador adaptativo de velocidade (aumenta e reduz a velocidade de acordo com o ritmo do trânsito). Para ter tudo isso, é preciso pagar R$ 130,4 mil.


A linha 2020 do Civic manteve os 155 cv e o câmbio do tipo CVT que simula sete marchas, mas trouxe pequenas atualizações no visual e novos equipamentos. Vendida por R$ 114,1 mil, a versão EXL ganhou saídas de ar para o assento traseiro. Os bancos acinzentados têm formato esportivo, fiel à proposta do carro.

Publicidade


Divulgação
Divulgação - Honda Civic
Honda Civic


Mas o visual futurista dividiu opiniões desde o lançamento, em 2016, e afastou parte do público dos sedãs médios.
Hoje, o Civic é o segundo colocado em vendas de seu segmento, com 4.855 unidades emplacadas no primeiro trimestre. O Corolla lidera com folga: foram 12.088 licenciamentos no mesmo período, segundo a Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras de veículos).


O segmento de sedãs médios tem outras boas opções, a exemplo do Chevrolet Cruze e do Volkswagen Jetta, ambos com motores 1.4 turbo flex e câmbios automáticos de seis marchas.

Mas no universo desse comparativo, restrito a modelos de origem asiática com motor 2.0, o Cerato mostrou-se uma boa surpresa. Pode não ter a merecida fama de Civic e Corolla, mas provou ser um carro agradável no dia a dia, superior à geração anterior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade