Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perigo no trânsito

DPVAT pagou mais de 46 mil indenizações para pedestres em 2020

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 ago 2020 às 11:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Internacional do Pedestre, celebrado no dia 8 de agosto, foi uma oportunidade para lembrar que o respeito às leis de trânsito também protege quem circula a pé pelas ruas. De janeiro a junho deste ano, 46.343 indenizações do Seguro DPVAT foram pagas a pedestres. O número representa 29% do total de benefícios concedidos no país.


De acordo com os dados da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, entre os casos, 79% dos pagamentos (36.472) foram para pessoas que ficaram com algum tipo de invalidez permanente. Outros 4,6 mil foram por morte. Os pedestres são o segundo tipo de pessoa que mais recebe o benefício por acidentes de trânsito, ficando atrás dos motoristas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a motocicleta foi responsável pela maioria das situações que tiveram pedestres envolvidos (29.574). Já os automóveis correspondem a 28% (12.792). Quanto à faixa etária, o grupo mais atingido é o que tem entre 25 e 44 anos, com 42% do total de indenizações. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Entre os estados, a maior incidência de indenizações no primeiro semestre do ano está em Minas Gerais (5.045). Em seguida aparecem São Paulo (4.836), Mato Grosso (4.160) e Santa Catarina (2.980).

Publicidade


Vale ressaltar que os dados de pagamento das indenizações do Seguro DPVAT retratam a realidade de acidentes em 2020 e em anos anteriores, já que levam em consideração o prazo de três anos para que o beneficiário faça o pedido.


Mais rapidez na liberação de indenizações

Publicidade


Os últimos dados do Seguro DPVAT do mês de julho mostram que 56% do total de indenizações solicitadas do Seguro DPVAT foram pagas em até dez dias. O tempo, contado a partir do momento de entrega da documentação até a efetivação do pagamento, apresenta um cenário de celeridade bem inferior aos 30 dias determinados por lei.


A melhoria é resultado das ações da Seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o Seguro. Com foco no aperfeiçoamento da jornada do cliente, a companhia simplificou documentos e processos para dar entrada no benefício; lançou, em dezembro de 2019, o projeto de análise médica domiciliar para atender pessoas que precisem passar por análises presenciais, mas não tenham condições de se deslocar por conta do acidente; e disponibilizou um site para envio de documentos pendentes.


Neste período de distanciamento social, a Seguradora Líder disponibiliza canais para que o público solicite o Seguro DPVAT sem sair de casa, como a central de atendimento telefônica - por meio dos telefones 4020-1596, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 022 12 04, para outras regiões -, além do aplicativo "Seguro DPVAT" disponível para download na Apple Store ou Google Play.

O aplicativo já apresentou um crescimento de 22% no volume de solicitações desde o início da pandemia da Covid-19 e, até a primeira quinzena de julho, registrou mais de 156 mil downloads e mais de 11 mil pedidos de indenização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade