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Falha humana causa mais de 50% dos acidentes de trânsito

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 set 2019 às 14:41
- Reprodução/Pixabay
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De 18 a 25 de setembro o Brasil comemora a Semana Nacional do Trânsito com uma queda de 12% nas indenizações pagas pelo seguro DPVAT entre janeiro e junho deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. O resultado reflete a estabilidade alcançada no número de mortes, a diminuição de 18% nos casos de invalidez permanente e o aumento de 6% na cobertura de despesas médicas e suplementares.

Para Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, perito em medicina do trânsito e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o resultado só não é melhor porque no Brasil um em cada dois motoristas precisa usar óculos de grau, mas a maioria só atualiza a receita quando vai renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

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"As alterações viciais mais frequentes entre os motoristas são: miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade para perto), astigmatismo (falta de foco para perto e longe) e catarata nos condutores com mais de 60 anos”, salienta o médico. Os erros de refração e a catarata em estágio inicial, explica, diminuem a rapidez de leitura, o reflexo, a percepção de contraste e a profundidade.

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Isso explica o resultado de um estudo divulgado em 2018 pelo Ministério dos Transportes que aponta a falta de atenção e o excesso de velocidade como as maiores causas de acidentes de trânsito. Queiroz Neto esclarece que os vícios refrativos e a catarata inicial alteram a noção de velocidade no trânsito. Por isso, embora possamos nos adaptar a enxergar mal é prudente atualizar os óculos a cada 18 meses para garantirmos uma direção mais segura.

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Como melhorar a visibilidade no trânsito - O inverno ainda não terminou, mas o calor seco e a radiação UV (ultravioleta), bem acima de cinco conforme preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) resseca a lágrima, predispõe à conjuntivite de imediato e a longo prazo à catarata, degeneração macular e pterígio provocados pela ação acumulativa da radiação no globo ocular.


Queiroz Neto afirma que nem sempre quem precisa usar óculos de grau se adapta bem aos óculos escuros. Para este grupo evitar as doenças causadas pela exposição dos olhos ao sol , as lentes fotossensíveis que filtram 100% da radiação UV e escurecem de acordo com a intensidade de luz são as mais indicadas. O especialista só recomenda usar óculos escuros para quem tem boa visão funcional ou fotofobia (aversão à claridade) frequente.

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A fotofobia é frequente em pessoas de pele e olhos claros que não têm qualquer enfermidade ocular. Mas, em alguns casos, também pode estar relacionado ao astigmatismo (deformidade da córnea que dificulta a visão de perto e longe), olho seco, alergia ou outras doenças inflamatórias nos olhos, ressalta. As lentes cinza são as mais adequadas para melhorar o conforto de quem tem aversão à luz, mas a recomendação é consultar um oftalmologista para verificar a causa.


O médico destaca que míopes têm maior dificuldade de adaptação ao crepúsculo e as lentes de grau na cor âmbar melhoram a visão de contraste. "Já fiz teste no consultório com diversos pacientes colocando um lente âmbar na frente dos óculos de grau e a visão de contraste melhora”, afirma.

Quem dirige à noite deve optar por lentes amarelas que reduzem o ofuscamento causado por faróis. Queiroz Neto ressalta que o ofuscamento e a dificuldade de enxergar à noite também podem sinalizar início de catarata. A doença reduz em até 4 vezes a visão noturna, comenta. A única solução para catarata é o implante de lentes que substituem o cristalino opaco. A última novidade em uma nova lente intraocular é a trifocal que elimina a necessidade de usar óculos em 95% dos casos, inclusive para perto. Estudos mostram que a nova tecnologia reduz o risco de acidentes de trânsito em 50%, conclui.


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