Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Fim de ano é a melhor época para adquirir um carro novo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 out 2019 às 12:01
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o fim do ano se aproximando, o pagamento do benefício do 13° salário que começa a ser efetuado aos trabalhadores, em sua primeira parcela até o fim do mês de novembro, e agora com a liberação do saque do fundo de garantia, há uma série de possibilidades sobre como utilizar este dinheiro extra que anualmente entra no orçamento familiar. Se algumas pessoas o utilizam para quitar as dívidas, viajar e curtir as férias, outras pessoas têm em mente algo ainda maior: a compra ou a troca do veículo usado pela família.

Segundo o economista presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), Carlos Magno Bittencourt, o uso do 13° já se tornou objeto de interesse dos lojistas, já quanto à liberação do saque do FGTS, pelo valor ser baixo, colaborará pouco para a aquisição de um veículo contudo, se ambos forem somados contribuirão para que o comprador possa dar uma entrada maior, principalmente se o juro for zero, fazendo com que as parcelas posteriores ou o tempo de financiamento, sejam menores, o que por consequência obstrui menos o orçamento. Lembrando sempre que este tipo de compra gera dívida de médio a longo prazo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro fator levantado pelo economista são as taxas de juros praticadas pelo mercado de venda de veículos, que variam de acordo com o tipo de financiamento realizado e da instituição financeira. Estar atento se há taxa de abertura de crédito, algum seguro embutido, como contra furtos, roubos ou intempéries e, se eventuais descontos vêm em forma de acessórios, torna-se necessário negociar diretamente com a loja.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Porém, antes de qualquer decisão, o consumidor deve colocar na balança se é mesmo a hora de trocar e/ou comprar um veículo, pois de acordo com Bittencourt, é uma conta que compromete pelo menos 24 meses do orçamento. Calcular um valor que poderá ser pago em dia e também o que deverá ser renunciado ou cortado do orçamento para acomodar a nova obrigação, deve indispensavelmente fazer parte do planejamento financeiro. Há além da aquisição do veículo, gastos como combustível, IPVA, licenciamento, seguro e manutenção, que da mesma forma devem constar no planejamento.

Publicidade


DICAS NA HORA DE ESCOLHER O SEMINOVO


E na hora de buscar por veículo, é importante ter em mente algumas orientações. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar) Antônio Gilberto Deggerone, o histórico do veículo é essencial para que o potencial comprador tenha certeza de que está investindo seguramente seu dinheiro. No histórico, estão presentes a quilometragem total do automóvel, revisões e manutenções, e se o veículo está em alienação fiduciária ou algum outro tipo de restrição.

Publicidade


Segundo Deggerone, também é preciso saber se o proprietário da loja onde o comprador deseja fazer negócio age de maneira transparente, com decência e profissionalismo nas práticas que ele adota, pois isso influencia de maneira crucial no bom andamento do fechamento do negócio, assim deve-se certificar sempre de que a loja é de confiança, oferecendo condições justas para os clientes. Ele recomenda ainda as revendas associadas à Assovepar, que atuam com veículos de procedência (com documentações em ordem), têm agilidade na transferência, oferecem equipes de vendas qualificadas, agilidade no processo de financiamento, boas taxas de juros e prazos com as melhores financeiras do Brasil.


Ele também ressalta a vantagem de se optar por um seminovo. "Optar pelo seminovo costuma ser melhor para seu bolso, pois ele sofre menor depreciação no mercado, pode ser comprado por um preço atrativo e com opcionais".

Tendo-se em vista todos esses quesitos, a utilização desta renda extra, torna-se um benefício ao potencial comprador, afinal seu poder de negociação aumenta consideravelmente criando melhores possibilidades de fechar negócio, especialmente nesta época quando os lojistas procuram aumentar o giro em seus comércios. Entretanto, é necessário compreender que se a compra do carro não trouxer nenhum resultado ou benefício para o proprietário, ela deixa de ser um investimento e passa a ser gasto desnecessário, finaliza o economista Bittencourt.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade