Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Qual escolher?

Gasolina comum ou aditivada? Entenda a diferença na hora de abastecer

Nicoli Suman - Estagiária*
21 jan 2020 às 16:20
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao chegar em um posto de gasolina pode surgir a seguinte dúvida: qual gasolina escolher? Aditivada ou comum? Muitos motoristas não conhecem a diferença entre os tipos e o abastecimento com o combustível errado pode trazer problemas para o veículo. Uma das complicações é gerar um menor aproveitamento do motor e até problemas mecânicos.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) recomenda que o motorista utilize gasolina aditivada em grandes centros urbanos, uma vez que é comum a situação "anda e para". Já em percursos longos com altas velocidades, recomenda-se o uso da gasolina comum. Ambos os combustíveis contam com mais de 50 componentes. A diferença entre eles é que a gasolina aditivada possui um pacote a mais de aditivos, como os detergentes/dispersantes que promovem a limpeza de todo sistema de alimentação de combustível do veículo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esses componentes a mais promovem uma limpeza em todo sistema de alimentação de combustível do veículo. Essa gasolina é capaz de limpar bicos injetores, velas, válvulas de admissão e até mesmo a câmara de combustão. Além disso, a gasolina aditivada também possui o FMT que cria uma película protetora nas partes internas do motor e diminui o atrito. Por causa dessa película o motor tem um melhor funcionamento e aproveitamento de potência nas acelerações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Para saber qual combustível é o ideal para seu veículo é necessário consultar o manual do proprietário. A potência de um carro já é definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho do dele vai depender da gasolina. Esse manual contém informações também, por exemplo, do valor da octanagem, que é a capacidade que o combustível tem de resistir, em mistura com o ar, ao aumento de pressão e de temperatura sem detonar. No Brasil, as gasolinas comum e aditivadas têm 87 octanas.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade