Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Indicação de condutor e recurso de multa podem ser feitos online

AEN
04 set 2019 às 15:58
- Geraldo Bubniak/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova solução desenvolvida pelo Detran-PR e pela Celepar traz ainda mais facilidade para os motoristas. A novidade lançada nesta quarta-feira (4), em Curitiba, permite que motoristas façam a indicação de condutor e recursos de multa de forma online, usando o PIÁ – Paraná Inteligência Artificial, utilizando a solução Detran Inteligente. Os serviços estão disponíveis para proprietários de veículo de Curitiba após convênio com a Setran (Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito).

Com mais rapidez e celeridade, o serviço online desburocratiza o Estado e moderniza a vida dos paranaenses. "A diretriz desta administração é desburocratizar. Esta é mais uma iniciativa que o Detran, por meio do PIÁ, em benefício da população. Um motivo a menos para se deslocar até uma unidade do departamento", afirma o diretor-geral do Detran, Cesar Kogut.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O objetivo do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) é facilitar o dia a dia do cidadão, unificando em uma única plataforma mais de 380 serviços públicos. Indicação de condutor e abertura de recursos de multa pela internet já são realidades", ressaltou presidente da Celepar, Leandro Moura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Como fazer

Publicidade


Para fazer o procedimento pela internet basta acessar o site da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e seguir os passos indicados. É necessário o cadastro prévio na plataforma do Paraná Inteligência Artificial, do Governo do Estado.


"A tecnologia, por meio de inteligência artificial, auxilia no reconhecimento e comparação de assinaturas, evitando fraudes, além de dispor de metodologias de segurança, sendo auditável em todas as fases de operação do processo", explica o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Publicidade


Detran inteligente


Com o Detran InteliGente o usuário pode consultar os pontos da carteira de habilitação, verificar o andamento da emissão da CNH, emitir um extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e também o extrato das multas pagas. O aplicativo possibilita solicitar emissão da segunda via do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), emitir guias de pagamento de multas, IPVA e licenciamento, recuperar o número de processos do Detran e, ainda, agendar atendimento para unidades onde este serviço está disponível.


PIÁ

O Paraná Inteligência Artificial possui níveis de informações personalizadas para cada pessoa. Para utilizá-lo, basta entrar no site www.pia.pr.gov.br e fazer perguntas ao PIÁ. Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando. A plataforma responderá ao usuário e, consequentemente, ganhará mais recursos a cada pergunta feita pela sociedade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade