Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Oportunidades

Leilão de carros: 5 dicas para comprar e evitar golpes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 out 2020 às 10:24
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A oferta de carros em leilões judiciais e extrajudiciais já é uma atividade popular no Brasil, mas ganhou ainda mais força pelo momento econômico do país. O leiloeiro público Helcio Kronberg explica que "como muitos compradores não estão conseguindo pagar o financiamento de seus automóveis, eles acabam devolvendo os veículos para as instituições financeiras. Esses carros são encaminhados para leilão e aumentam a oferta, o que se torna uma grande oportunidade para quem busca um seminovo".


Com preços que podem ter mais de 80% de desconto em comparação ao valor de mercado, os compradores podem fazer um bom negócio com carros seminovos e os vendedores têm o dinheiro rápido na mão. Segundo Kronberg, comprar veículos em leilões é seguro, mas exige uma certa dose de cuidado dos interessados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Com a popularização desse tipo de venda, aumentou muito a proliferação de sites falsos de leilões. Todos os dias são publicados novos sites de golpistas a fim de diminuir a credibilidade do mercado. Muitos dos sites não trazem o nome do leiloeiro para não chamar a atenção. Somente após a suposta arrematação, os golpistas encaminham um termo de arremate, que traz o nome de um leiloeiro falso, possivelmente o titular de uma conta corrente, que servirá para o golpe", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida

Imagem de destaque
Vai voltar

Câmara aprova projeto que recria DPVAT

Imagem de destaque
Saiba mais

Greve no Ibama trava exportação de carros da Argentina para o Brasil


Confira algumas dicas para se dar bem em um leilão de carros:

Publicidade


1. Leia o edital


Por ser um documento extenso e cheio de informações, algumas pessoas não leem atentamente o edital do leilão. É lá que estão todas as regras, descrição do estado do veículo, peculiaridades, custos, entre outras informações. É preciso ler e reler para saber se o veículo traz alguma dívida, multa ou algo que desagrade o comprador. Sempre que alguém participa de um leilão, pressupõe-se que o indivíduo leu o edital.

Publicidade


2. Peça para ver o veículo pessoalmente


Apenas fotos não bastam. É preciso verificar o estado do veículo pessoalmente. Geralmente, o edital já traz todas as informações e contatos para que os interessados. Verifique portas, motor, estofamento, lataria, pneus e tudo o que julgar necessário. Se desejar, vá ao local acompanhado de um mecânico.

Publicidade


3. Cuidado com sites terminados em .com


Todos os dias são publicados novos sites de golpistas. Desde o ano passado, o Sindicato dos Leiloeiros do Paraná já identificou pelo menos 300 sites falsos de leilões, que vão mudando de endereço de rede (URL) a cada semana. Os golpistas têm feito anúncios no Google e em outros sites de busca, geralmente com domínios terminados em .com, .org ou .com/br.

Publicidade


Procure sempre sites de leilões terminados em .com.br, sem barra antes do br, além de preferir leiloeiros conhecidos que divulguem por outros meios que não apenas no Google. Também é bom checar há quanto tempo o site está no ar. Se for recente, desconfie. Basta colar a URL do site em www.registro.br. Outra dica é que, quando se trata de leilões judiciais, deve-se procurar os editais publicados no Diário da Justiça para verificar se aquele anúncio está correto.


Confira nos sites do leiloeiro e da Junta Comercial o telefone de contato do leiloeiro. Os falsários contam com um bom sistema de atendimento por WhatsApp ou por outros meios virtuais. Ligue para verificar se o escritório tem mesmo uma estrutura física e atendimento de verdade e desconfie de preços muito abaixo da realidade.

Publicidade


4. Programe os lances


Defina o valor que quer pagar pelo veículo e dê lances só se realmente for comprá-lo. A desistência da compra implica em cobrança de taxas.


5. Planeje a retirada do veículo

Caso deseje retirar o veículo pessoalmente, procure saber se ele tem combustível, se a bateria funciona ou se há problemas mecânicos e de documentação que impeçam a circulação. Se o veículo não for retirado na data determinada, o comprador deverá pagar uma taxa diária pela permanência no pátio do leiloeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade