Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Compensação

Lojistas estão aumentando lucro na venda de usados, diz estudo

Folhapress
21 set 2020 às 10:51
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mercado de carros usados mudou com a pandemia, e essa não é uma boa notícia para quem pretende adquirir um carro de segunda mão.
As negociações estão sendo retomadas, mas os lojistas tentam aumentar a margem de lucro para compensar a queda nas vendas registrada no período mais difícil, entre abril e junho.


Segundo levantamento feito pela plataforma Auto Avaliar, empresa de tecnologia especializada na gestão de estoque, a avaliação de carros por parte dos revendedores cresce em um ritmo mais veloz do que a captação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso significa que os lojistas estão mais cautelosos, com receio de comprar automóveis com baixa liquidez.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Em agosto, o estoque de usados em concessionárias e revendedores multimarca era suficiente para atender a 40 dias de vendas. J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, diz que o número pode até parecer bom, mas é baixo e indica que os lojistas não estão captando veículos.

Publicidade


O estudo mostra que, em janeiro, o lucro bruto por veículo usado comercializado era de R$ 4.716, em média. Hoje essa margem chega a R$ 5.963.


"Como o volume de negócios é menor, as concessionárias acabam aumentando o lucro bruto por venda para conseguir sobreviver a este período de crise", diz Fabio Braga, gerente regional da MegaDealer, multinacional especializada na distribuição de veículos.

Publicidade


De acordo com o levantamento -que considerou 1,1 milhão de operações realizadas por 1.971 concessionárias e lojas multimarca nacionais-, o campeão da rentabilidade durante o mês de agosto foi o Fiat Argo ano 2018, especificamente na cor branca.


O hatch compacto ficou, em média, 30 dias no pátio das lojas. O lucro bruto gerado por unidade foi de R$ 6.192.


Há uma explicação provável para o resultado obtido pelo modelo da Fiat: a venda realizada por locadoras. Essas empresas compram os modelos zero-quilômetro com grandes descontos e, um ou dois anos depois, os colocam à venda com pouco uso.

Os lojistas adquirem lotes desses automóveis a preço mais baixo, e assim conseguem margem elevada na revenda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade