Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

Multa com o carro alugado? Saiba como proceder

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 nov 2019 às 09:32
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de multas de trânsito aumenta no Brasil de tempos em tempos. Só no ano de 2018 foram mais de 35 milhões de autuações. Entre elas, podemos citar as principais: dirigir acima do limite de velocidade, avançar o sinal vermelho, rodar em área ou horário não permitido e estacionar em local proibido. Esses dados são do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran.

Assim como em qualquer multa de trânsito, a responsabilidade pelo pagamento do valor da penalidade e a perda dos pontos na carteira de habilitação ficam por conta de quem estava dirigindo o veículo durante a infração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O procedimento padrão é: quando a locadora recebe a notificação, ela encaminha ao responsável pela locação (a pessoa que assinou o contrato do serviço de aluguel), para que este tenha a oportunidade de recorrer se assim preferir, ou até mesmo indicar outro motorista que tenha sido informado como condutor adicional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


É importante salientar que no caso de recorrer da multa, todo o processo pode levar até 60 dias e o índice de sucesso é baixo. Além disso, pagar após os 30 dias do recebimento da notificação, perde-se o desconto de 20% (Fonte: Detran/PR). Por isso, é recomendado recorrer somente quando realmente houver um erro por parte do órgão fiscalizador.

O pagamento sempre será feito para a locadora. É possível que a mesma cobre uma taxa administrativa para cobrir custos operacionais. Sendo assim, fique atento às leis de trânsito e quando for notificado, procure responder o mais rápido possível para você evitar gastar mais ou ficar negativado junto à empresa de locação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade