04/06/20
22º/12ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Confira

Passo a passo para viajar com segurança em feriados prolongados

Shutterstock
Shutterstock

Cerca de 1,6 milhão de veículos deixaram a cidade de São Paulo e a região metropolitana no último feriado de Páscoa, com destino ao interior ou litoral, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Só rumo ao litoral Norte pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a estimativa era de 208 mil veículos e outros 290 mil no fluxo Anchieta/ Imigrantes. Este alto indicador de fluxo tende a se repetir nos próximos feriados nacionais prolongados que ocorrem até dezembro deste ano: Corpus Christi, em junho, e Proclamação da República, em novembro. Para a Petroplus, empresa do setor de produtos automotivos, é importante seguir um passo a passo para garantir que motoristas não tenham surpresas e conduzam suas famílias e amigos sem riscos ou surpresas.

Em feriados quando automóveis permanecem por longos períodos em congestionamentos, inclusive em baixas velocidades e até parados, os cuidados antes de viajar são ainda mais importantes. Veja a seguir algumas sugestões da Petroplus para estes momentos:


Cheque as boas condições do veículo

O ponto principal, antes de ir para a estrada, é checar as condições do veículo com antecedência. Ou seja, deixar para verificar o nível do óleo do motor e do fluído do radiador e calibrar pneus no posto de gasolina pouco antes de viajar, no momento de encher o tanque, pode não ser uma boa ideia. Além desses itens básicos, é essencial verificar as condições dos freios e pneus, itens vitais para uma viagem segura.

Viaje tranquilamente

Esta dica, embora pareça óbvia, na pressa de fazer malas e fazer compras de alimentos, corre o risco de ser esquecida. Tanto passageiros como motoristas tendem a ficar estressados e impacientes dentro do habitáculo do veículo, então é essencial pensar no bem-estar de todos. Ter água fresca e lanches práticos ao alcance das mãos é essencial, afinal, com fome e sede, a situação pode se tornar mais delicada. E o mais importante: procure pensar em itens que ajudam a distrair os passageiros, principalmente as crianças, entre eles, brinquedos, livros, jogos e celulares com baterias carregadas, além disso, uma boa playlist é essencial para qualquer viagem!

Seja preventivo

Encarar o trânsito de uma estrada na ida e volta de um feriado prologando costuma ser um desafio imprevisível. Então, sempre que avistar um posto de gasolina no seu caminho, consulte a todos os passageiros e a si mesmo se não é momento de dar uma esticada nas pernas, tomar um café para despertar ou mesmo ir ao banheiro. Afinal, nunca se sabe ao certo quando será a próxima oportunidade de parada e há trechos de estradas que não contam com acostamentos seguros para soluções improvisadas para estes pontos.

Verifique o tempo

Viajar não significa apenas ligar o GPS e seguir para o destino da viagem. É importante também checar as condições climáticas, isto é, se há possibilidades de chuva forte. Enquanto há motoristas que se sentem seguros em dirigir nessas condições, outras pessoas podem preferir esperar o mau tempo passar estacionadas no acostamento ou dirigir mais vagarosamente, o que pode provocar acidentes ou ainda mais trânsito. Da mesma forma, vale verificar se no caminho há serras ou trechos com estradas que exigem mais dos motoristas e podem ficar complexas em caso de neblina.

Mantenha o respeito por tudo e todos

Para fechar uma viagem rodoviária com chave de ouro, deve-se manter o respeito por tudo e todos. Aqui vale mencionar desde a importância de respeitar a sinalização, não fazendo ultrapassagens arriscadas, dirigindo em velocidades não permitidas ou trafegando pelo acostamento, como até manter os faróis sempre acesos para que todos possam enxergar seu veículo em movimento.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Seguro para acidentes
Central de atendimento do DPVAT registra média de 400 pedidos por dia
03/06/2020 10:58
Sem riscos
Saiba como a conservar a pintura do seu veículo na quarentena
02/06/2020 11:22
Volta ao trabalho
Volkswagen retoma produção em São Bernardo com 2.500 funcionários
02/06/2020 10:41
Mercado concorrido
Duster e C4 Cactus tentam brigar entre os SUVs com preços mais baixos
01/06/2020 11:43
Efeito delivery
Procura por motos de baixa cilindrada cresce na pandemia
01/06/2020 09:52
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados