Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção em dia!

Pastilhas de freio: quando revisar e fazer a troca?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 ago 2019 às 08:34
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como todos os itens que compõem o sistema de freios, a pastilha é fundamental para garantir a segurança dos motoristas e dos passageiros. A qualidade do produto e a manutenção correta são aspectos importantes para garantir a eficiência na frenagem. Mas como saber quando é preciso fazer a revisão e trocar o componente?

Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, fabricante de pastilhas de freio do mundo, detentora da marca Cobreq, dá dicas sobre o assunto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ruído

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


O ruído ao frear o veículo pode ser um sinal de que algo não vai bem, embora nem sempre interfira na eficiência da frenagem. Na dúvida, o ideal é fazer uma avaliação do estado das pastilhas de freio. Quando a espessura do material de revestimento sobre a base de aço da pastilha atinge um nível mínimo, o batente metálico pode entrar em contato com o disco de freio em movimento e provocar o barulho, chegando a danificá-lo. Nesse caso, as pastilhas devem ser substituídas por novas.

Publicidade


Fluído de freio


Quando o nível do fluído de freio começa a baixar progressivamente é preciso verificar o que está ocorrendo. Se não houver vazamentos é provável que a pastilha de freio esteja desgastada. Então, completar o nível do fluído de freio sem avaliar as pastilhas, não é aconselhável.

Publicidade


Tempo para frear


Se perceber que o veículo está demorando para responder ao acionar o pedal de freio, ou seja, está levando mais tempo para parar do que o habitual, é hora de procurar ajuda de um profissional especializado na manutenção preventiva e na reparação automotiva.

Publicidade


Pedal


É preciso ficar atento se perceber que o pedal de freio está com folga ou afundando. A perda de sensibilidade do freio pode ser um problema sério e colocar em risco os ocupantes do veículo.

Publicidade


Quilometragem


O recomendando é fazer a revisão das pastilhas de freio a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Observar os prazos de revisão indicados pelo fabricante do veículo, prescritos no manual do proprietário, que já incluem a verificação dos freios.

O coordenador de assistência técnica comenta que a vida útil da pastilha de freio depende de diversos fatores, como estilo de condução, excesso de carga, estado dos pneus, condições da via e qualidade do componente. "Este último item é de extrema importância, já que produtos de baixa qualidade ou de procedência duvidosa, além de ter uma durabilidade menor, podem colocar a segurança dos motoristas e passageiros em risco", ressalta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade